Iphan (RN) promove Balaio Cultural do Seridó no dia 15 de dezembro

A série Balaio Cultural ganha mais uma edição no sertão potiguar no próximo dia 15 de dezembro. Nesta data, a população da região do Seridó recebe atuações musicais, palestras sobre políticas públicas e sobre patrimônio cultural, exibição de documentário e apresentação de teatro de mamulengos. O encontro promovido no Municipal Clube da cidade de Acari é organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio Grande do Norte (Iphan-RN).

Nos últimos anos, a região do Seridó Potiguar tem sido alvo das ações do Iphan-RN tendo em vista suas peculiares riquezas culturais representadas, principalmente, pelo modo de viver de suas comunidades locais. É com o objetivo de divulgar a política de acautelamento e estudo do patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte e, especialmente, do patrimônio imaterial seridoense, que o Iphan-RN realiza o Balaio Cultural do Seridó.

O Balaio Cultural é uma série de atividades ligadas ao Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, que prevê a transmissão de informações sobre o patrimônio cultural brasileiro e a constituição de uma rede de parceiros com vistas à preservação, valorização e ampliação dos bens que compõem este patrimônio, além de possibilitar o acesso das comunidades locais a informações e formas de se relacionar com as políticas e os projetos do Iphan.

Programação do Balaio Cultural do Seridó
Local:
Municipal Clube de Acari. Dia 15 de dezembro.
13h30 - Recepção aos participantes
14h00 - Cerimônia de Abertura
14h20 - Apresentação da Orquestra de Sanfona de Parelhas 
14h40 - Palestra: A política cultural do Iphan para o Patrimônio Cultural Imaterial no RN e apresentação do documentário sobre o pedido de registro da festa de Santana de Caicó 
15h30 - Intervalo para lanche 
15h45 - Apresentação de teatro de mamulengos 
16h00 - Palestra: Patrimônio Cultural: um tesouro a descobrir e preservar 
16h30 - Apresentação do grupo Pastoril da Mina Brejuí, de Currais Novos 16h50 - Palestra: Patrimônio e Identidade Cultural: descobrindo nossos tesouros locais 
17h20 - Debate 
17h35 - Encerramento com Cortejo Cultural

Local: Largo do Museu Histórico. Dia 15 de dezembro.
18h - Recepção do Cortejo Cultural e cerimônia de abertura da programação artística e cultural
18h10 - Apresentação da Filarmônica Marciano Ribeiro de Parelhas 
18h30 - Apresentação de teatro de Mamulengos 
19h00 - Cantoria de Viola com poetas seridoenses

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin