Curso discute ação indígena na gestão de sítios arqueológicos no Acre

Turma do XXI Curso de Formação de Agentes Agroflorestais no Módulo de ArqueologiaAcontece até a próxima quarta-feira, 12 de agosto de 2015, o 21° Curso de Formação de Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFIs) promovido pela Comissão Pró-índio do Acre (CPI), no Centro de Formação Povos da Floresta, município de Rio Branco, estado do Acre (AC). Nesta edição, o evento conta a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (Iphan-AC) por meio do Módulo de Arqueologia que começou no último dia 03 de agosto de 2015 e vai até a próxima sexta-feira, 07 de agosto de 2015.

O objetivo do módulo é subsidiar o mapeamento e sistematização por parte dos indígenas dos vestígios arqueológicos. Nele está sendo discutido conteúdos relacionados a ancestralidade da paisagem amazônica, formas de manejo ambiental realizadas na época pré-colonial e suas marcas visíveis atualmente, os tipos de sítios arqueológicos que são encontrados na Amazônia ocidental, além dos mecanismos atuais criados para a proteção desses locais de moradias antigas.

Após os módulos de aulas serão realizadas oficinas de etnomapeamento nas Terras Indígenas que deverão incluir a identificação dos vestígios arqueológicos nos mapas dos territórios elaborados pelos indígenas. 

Este primeiro módulo de arqueologia no curso de formação de agentes agroflorestais indígenas marca o início de uma parceria entre o Iphan/AC e a CPI que, a longo prazo, auxiliará no aprofundamento da caracterização da diversidade do patrimônio arqueológico na porção oeste do estado do Acre, onde se localizam as Terras Indígenas e as pesquisas arqueológicas ainda são esparsas. Somado a isto, o mapeamento dos sítios arqueológicos realizado pelos Agentes Agroflorestais subsidiará o planejamento de ações compartilhadas de proteção do patrimônio cultural dessa região da Amazônia.  

Mais informações: 
Iphan Acre
Tel./Fax: (68)3227.9029
E-mail: iphan-ac@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin