Iphan participa do Enecult 2015 na Bahia

publicada em 13 de agosto de 2015, às 9h00 

Simpósio aborda os rumos das políticas para o patrimônio cultural imaterial
 

Convite Enecult 2015Em agosto, após 15 anos de promulgação do Decreto nº 3.551, de 04 de agosto de 2000, que criou o registro dos bens culturais de natureza imaterial, o XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) traz como um dos pontos de discussão o patrimônio imaterial. O evento ocorre, entre os dias 11 e 14 de agosto, em Salvador (BA), na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e realizará minicursos, simpósios e encontros de rede. 

Hoje, a presidenta do Iphan, Jurema Machado, compõe o simpósio Dilemas Atuais da Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil, com exposição do tema Definição, reconhecimento e registro do patrimônio imaterial. O objetivo é avaliar as políticas culturais brasileiras para o patrimônio imaterial e debater sobre os desafios do poder público, grupos sociais e comunidades detentoras para consolidar e dar sustentabilidade aos processos de salvaguarda dos bens culturais. São abordadas a integração de políticas, fortalecimento institucional e aperfeiçoamento de instrumentos; e a participação social e monitoramento dos efeitos da patrimonialização.


O Ministério da Cultura (MinC) terá participação ativa, com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, que participaram da abertura do evento, na terça, às 19h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura. Na sexta-feira (14), às 9h, Varella estará em um simpósio sobre Arte e Cultura ao lado do presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Francisco Bosco. Também no dia 14, o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da SPC, Pedro Vaconcellos, participa como um dos debatedores do simpósio Políticas Culturais e Universidades. 

O XI Enecult evidencia uma importante trajetória de promoção do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura. É realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação. O evento conta com o patrocínio da Fapesb, Capes, Ministério da Educação e Ministério da Cultura, e com a parceria do Itaú Cultural, Observatório Itaú Cultural, Mercado Criativo – A Feira e Agência Agosto. 

Confira a programação.

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 
(61) 8356-5857

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin