Inventário Participativo na Educação Patrimonial é tema de palestra em Itajaí (SC)

publicada em 12 de agosto de 2015, às 15h20

 

A cidade Catarinense de Itajaí recebe nos dias 25 e 26 de agosto o IV Seminário Catarinense do Programa Mais Educação/Educação IntegralA cidade Catarinense de Itajaí recebe nos dias 25 e 26 de agosto o IV Seminário Catarinense do Programa Mais Educação/Educação Integral, iniciativa que tem como objetivo formular e promover o debate sobre as principais temáticas que compõem educação integral nas escolas públicas brasileiras, bem como a organização do tempo e formação dos profissionais da educação nesta perspectiva de ensino.

O evento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Comitê Territorial de Educação Integral de Santa Catarina busca incentivar a junção entre os campos de cultura, esporte, lazer, políticas sociais, saúde e educação, visando a permanência e o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens dentro das instituições escolares.

Uma das atividades será apresentada pela coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sônia Rampim Florêncio, que palestrará sobre Educação Patrimonial - Inventário Participativo para o Programa Mais Educação. O projeto criado pelo Instituto possibilita que estudantes realizem inventários dos patrimônios locais onde as escolas estão inseridas. Essa parceria foi iniciada ainda em 2010 e consolidada a partir da participação do MEC no II Encontro Nacional de Educação Patrimonial – II ENEP, realizado em Ouro Preto (MG) em julho de 2011.

Ao escolher este projeto, a escola recebe recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Educação Integral – para aquisição de equipamentos audiovisuais. Desta forma, podem elaborar e divulgar os inventários produzidos. São máquinas fotográficas com a função filmagem; gravadores de áudio digital (MP3); HD externo; tripé de câmera; cartucho colorido de impressora ou apoio para serviço de impressão; além de R$ 1 mil reais como apoio para as saídas de campo; e outros R$700  para produzir exposições, encontros, rodas de memória, mostras de filmes, e outros, a partir dos resultados do inventário.

Serviço:                                 
IV Seminário Catarinense do Programa Mais Educação/Educação Integral
Data: 25 e 26 de agosto de 2015
Local: Auditório do Centreventos – Itajaí/SC

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5463 / 2024-5479
(61) 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin