Alagoas prepara evento para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural

publicado em 13 de agosto de 2015, às 11h59

 

Convite para comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural. Foto acervo IphanNa próxima segunda-feira, 17 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Alagoas, vai promover evento comemorativo para o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. 

O encontro vai acontecer a partir das 19 horas, no auditório da Casa do Patrimônio de Maceió, no Jaraguá, os interessados poderão assistir à palestra: Patrimônio Cultural Imaterial: significando o que significa, de Sara Santos Morais, Técnica do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan.  Também serão discutidas as políticas de preservação patrimonial do Iphan, e a apresentação do andamento do Inventário e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. A data reúne ainda a comemoração dos 15 anos do instrumento de proteção aos bens culturais imateriais. 

Entenda as datas
O Decreto nº. 3.551, de 4 de agosto de 2000, completou 15 anos. Ele instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) e consolidou o Inventário Nacional de Referências Culturais (INCR). Para celebrar esta conquista, o Portal do Iphan disponibilizará entre os dias 16 e 22 de agosto artigos, notícias, conteúdos diversos e imagens sobre o Patrimônio Cultural Imaterial ao longo desses anos. 

Já no dia 17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data que relembra o aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Iphan, criado em 1937 originalmente como Sphan.

Pode-se dizer que o legado de Rodrigo Melo Franco de Andrade se confunde com a trajetória da preservação do patrimônio cultural no país, a ponto de simbolizá-la. Ao término de sua gestão, a instituição estava consolidada, reconhecida no país e internacionalmente pelo êxito de suas ações e realizações voltadas para a preservação do patrimônio cultural. A data serve à valorização de nosso patrimônio cultural, expresso nos bens arqueológicos, arquitetônicos, paisagísticos, nas formas de expressão, modos de fazer, manifestações artísticas, e tantos outros elementos constituintes de nossas identidades.

Serviço:
Palestra: Patrimônio Cultural Imaterial: significando o que significa.
Palestrante:
Sara Santos Morais 
Data: 17 de agosto de 2015.
Horário: 19 horas.
Local: Auditório da Casa do Patrimônio de Maceió e Sede do Iphan em Alagoas. Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, Maceió-AL.

Mais informações: Facebook Iphan Alagoas ou pelo telefone (82)33263714.
Evento Gratuito.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin