Ceará recebe templo restaurado em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural

publicado em 14 de agosto em 2015, às 12h50

 

Capela de Nossa Senhora da Conceição de Itans, em Itapiúna (CE), é reaberta após restauração

Todo o restauro foi pautado no respeito às técnicas construtivas tradicionaisEm comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE), entrega restaurada à comunidade a capela setecentista de Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Itans, município de Itapiúna (CE), distante 120km de Fortaleza. O evento ocorrerá no dia 15 de agosto, sábado, às 17h, data das festividades locais da padroeira Nossa Senhora da Assunção.

O pequeno templo, restaurado pelo Iphan, em parceria com a Paróquia de Itapiúna através da implementação de uma medida compensatória de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), remonta às primeiras décadas do século XVIII e materializa os primeiros esforços dos colonizadores portugueses em sua fixação no sertão cearense, nas encostas do Maciço de Baturité, importante recorte geográfico da paisagem do estado. Trata-se de um dos mais antigos templos religiosos erguidos no Ceará, quando as primeiras sesmarias foram concedidas ao longo do rio Choró. Registra, inclusive, a disputa comum à época entre missionários e latifundiários que, no caso, acabaram por desapossar as terras dos índios, conforme nos conta a crônica histórica cearense.

Os estudos arqueológicos feitos ao início das obras forneceram importantes subsídios para o projeto de restauro, a exemplo da descoberta do piso em campas de madeiras para as sepulturas e de artefatos históricos como faianças portuguesas, rosários e artefatos pré-históricos em pedra lascada.

Mais informações para imprensa:
Iphan-CE
Tels.: (85) 3221.6360, 3221.6263 e 3221.2180 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin