Casa do Patrimônio em Maceió inaugura nova exposição

Publicado em 18 de agosto de 2015, às 13h46

Acrilírika  é a quinta exposição individual da artista visual alagoana Marta EmíliaEm sua quinta exposição individual, a artista visual alagoana Marta Emília traz um jardim elétrico construído em telas com colagem e em painéis com objetos acrílicos. A mostra Acrilírika será aberta nesta quinta-feira, 20 de agosto, às 19h, na Casa do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Maceió (Iphan-AL).

São cinco telas com a técnica chamada pela artista de “pintura recortada”, que consiste no recorte de papel pintado com tinta acrílica e depois aplicado sobre base de MDF e, outras duas com colagens de objetos em acrílico. O plástico aqui em questão é proveniente de lojas especializadas em artigos de festas, onde há uma enorme quantidade de quinquilharias em formatos e cores diversas. A profusão cromática presente em lojas com esse perfil desperta o olhar da artista para a possibilidade da reutilização desses objetos em um plano descompromissado com suas funções originais.

A Casa do Patrimônio de Maceió e suas Exposições
A Casa do Patrimônio em Maceió é um espaço de diálogo e interação entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas e a comunidade local, por meio da movimentação do espaço de exposição permanente, hoje ocupado pela Exposição A Invenção da Terra, que contém parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia de Maya Pedrosa, além do espaço de exposições temporárias, aberto a realização de Seis (6) exposições ao longo do ano de 2014/2015. O último edital visou estabelecer com artistas, produtores culturais, educadores, estudantes e membros da comunidade em geral, uma relação favorável à discussão e reflexão sobre a produção artística, o cenário cultural e a dinâmica do patrimônio cultural em Alagoas. A exposição de Marta Emília é a próxima a ocupar o espaço da Casa do Patrimônio em Maceió, tendo sido antecedida por Memento, de Celso Brandão; Descanso Eterno, de Siloé Amorim; Civilização Periférica, grafos pré-urbanos, de Achiles Escobar; e Antropomorfia, de Alice Barros.

Serviço:
Exposição Acrilírika, da artista visual Marta Emília
Curadoria de Henrique Gomes
Abertura: Quinta-feira, 20 de agosto de 2015, às 19h
Local: Casa do Patrimônio do Iphan em Maceió
Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, Maceió/AL
Visitação: Gratuita, de 21 de agosto a 30 de setembro
Horário: Terça à domingo, das 09h às 17h, inclusive feriados. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin