Preservação do patrimônio cultural é debatida na Serra do Navio

Construções da Vila Serra do Navio, no Amapá, cidade planejada e erijida entre as décadas de 1950 e 1960. Foto: Dalmo Vieira FilhoO Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal do Pará (Ufpa) realizam na sexta-feira, 18 de setembro de 2015, a partir das 14h, uma oficina. O objetivo é sensibilizar os membros do Grupo de Trabalho Municipal (GTM-SN) sobre a importância da preservação do projeto urbanístico modernista da Serra do Navio, no Amapá, tombado como patrimônio cultural brasileiro na Amazônia Legal em fevereiro de 2012. 

A oficina será no plenário da Câmara Municipal do município. A atividade é mais uma etapa do Projeto de Regularização Fundiária e Cidadania, Valorização Histórica, Urbanística e Ambiental de Serra do Navio, uma parceria do Iphan com instituição federal de ensino paraense, a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Prefeitura Municipal de Serra do Navio e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).  

No sábado, 19 de setembro de 2015, pela parte da manhã, no plenário da Câmara Municipal, será debatido com os membros do GTM-SN o pré-projeto de lei de regularização fundiária para o município. O documento foi construído pelas equipes multidisciplinares da Ufpa e as informações foram sistematizadas no último dia 15 de setembro pelos membros da Comissão de Regularização Fundiária da instituição federal que atuam no projeto em Serra do Navio. 

Topografia
Desde o último dia 14 de setembro, a equipe técnica da topografia do Projeto, composta por quatro técnicos e dois engenheiros da CRF-Ufpa, trabalha no levantamento físico territorial da cidade. O trabalho teve início pela Vila Primária, onde serão coletados os dados dos lotes, das ruas, da infraestrutura e das edificações.  

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5447 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin