Diamantina (MG) recebe a festa da História

3º Festival de HistóriaNas ladeiras da cidade mineira de Diamantina, considerada Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, correm muitas narrativas que contam momentos chaves da trajetória do país. Por isso, é o cenário ideal para a realização do 3º Festival de História (fHist), entre os dias 08 e 11 de outubro. A temática Diálogos Oceânicos representa a troca de conhecimento com Portugal, onde foi realizada a primeira etapa do fHist, na cidade de Braga, em maio deste ano. 

Em terras brasileiras, a programação trará nove conferências, mesas de debates, oficinas e uma programação cultural com o objetivo de criar um intercâmbio de ideias sobre as raízes históricas, identidades e a diversidade cultural dos povos de Língua Portuguesa. Os temas são diversos: arte, arquitetura, música, ditadura militar, conflitos sociais e políticos, escravidão e outros que problematizam e instigam a pensar a construção histórica do país. 

A abertura do Festival será realizada pela presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, que também será uma das palestrantes da mesa Insurgências Urbanas: direito à cidade e patrimônio cultural, no dia 09 de outubro, às 16h. As abordagens patrimoniais, ainda, estarão no centro do debate Travessias Barrocas: de Braga ao Arraial do Tijuco, no dia 10, às 16h, com a participação de Andrey Rosenthal Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização DEPAM/Iphan, e mediação do diretor do Departamento de Articulação e Fomento DAF/Iphan, Luiz Philippe Torelly. 

Nos quatro dias do fHist, os participantes, além de terem a força da história aos olhos, ao se depararem com uma cidade repleta de construções e memórias do século XVIII, poderão se enriquecer pelo conhecimento e pelo contato direto com acadêmicos, jornalistas, gestores e outros profissionais. Além das palestras, outros atrativos são as oficinas que irão dialogar teorias e linguagens artísticas – pintura e fotografia –, feiras literárias, lançamento de publicações e encontros de prosa com escritores. 

O Espaço principal do fHist será na Praça Doutor Prado, onde estará montada a Tenda da História. Já o Teatro Santa Izabel e a Casa de Chica da Silva receberão as Oficinas de História, enquanto que o Mercado Velho sediará a Feira de Livros de História, os lançamentos de autores e imperdíveis espetáculos musicais. Com tanta história para contar, Diamantina vai estar movimentada. Por isso, confira a programação e anote na agenda este evento imperdível. 

Confira a programação completa do fHist.

Serviço:
3º Festival de História – fHist 
Data:
de 08 a 11 de outubro de 2015
Local: Diamantina – Minas Gerais, praça Doutor Prado. 

Informações: http://www.festivaldehistoria.com.br/

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin