Goiás comemora centenário de escritores corumbaenses

Goiás comemora centenário de escritores corumbaensesO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza a partir do dia 23 de setembro, em Corumbá de Goiás, o 2º Concurso de Redação, cujo tema é Minha Cidade de grandes Escritores: das aventuras de todos os contos. O evento vai homenagear o centenário de dois importantes escritores da cidade, José J. Veiga e Bernardo Élis.

O Concurso será dirigido às crianças do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal. O objetivo é incentivar a interação entre escola e comunidade, além de promover a criatividade e expressividade por meio da leitura e da escrita, onde professores participarão de atividades para auxiliar aos alunos nas redações.

Entre os dias 23 a 25 de setembro terá apresentações culturais, mesas redondas e oficinas literárias sobre a obra dos dois escritores homenageados. E no dia 23 de outubro, durante a apresentação da Corporação 13 de Maio, no Cine Teatro Esmeralda, acontece a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do Concurso de Redação e entrega de certificados aos professores. 

Corumbá e a literatura
Fundada em 1730, Corumbá de Goiás conservou ao longo de seus 285 anos, traços arquitetônicos e urbanísticos marcantes, que remetem aos tempos da ocupação dos bandeirantes e à corrida pelo ouro. O centro histórico da cidade é tombado pelo Iphan e pelo município, e simboliza a riqueza cultural da cidade. Entre seus maiores emblemas, destaca-se a literatura, marcada pela produção de diversos autores, entre eles, Bernardo Élis e José J. Veiga, reconhecidos em todo o Brasil por sua prosa marcante e regionalista.

Serviço: 
Concurso de Redação – Corumbá de Goiás 
Tema: Minha cidade de grandes escritores: das aventuras de todos os contos
Data: 23 de setembro a 23 de outubro de 2015

Outras informações:
Superintendência do Iphan de Goiás
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin