Cristo Redentor (RJ) completa sete anos como patrimônio cultural

O Cristo Redentor integra a imagem do Rio de Janeiro, cidade reconhecida pela UNESCO, em 2012, por seu valor como paisagem cultural.Em 30 de setembro de 2008, a estátua do Cristo Redentor foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua importância histórica. O monumento localizado no Corcovado, uma montanha de 704 metros de altitude visitada pela primeira vez no início do século XIX, configura-se hoje como um dos pontos turísticos de maior atração da cidade do Rio de Janeiro.

A ideia de se ter uma imagem do Cristo, coroando o morro, segundo a tradição, deve-se ao padre Pedro Maria Boss, Capelão do Colégio Imaculada Conceição de Botafogo. No dia 4 de abril de 1922, uma comissão deveria escolher o melhor projeto a executar. O concurso foi lançado em 1923 e foram apresentados três projetos, sendo seus autores José Agostinho dos Reis, Adolfo Morales de Los Rios e Heitor da Silva Costa, o vencedor.

A concepção inicial para o monumento, atendendo a algumas críticas acirradas, sofreu alterações. A figura do Cristo, que antes empunhava em suas mãos um globo e uma cruz, foi substituída pela imagem que conhecemos nos dias atuais. Em 1924, Heitor da Silva Costa escolheu o especialista em estatuária Paul Landowsky para iniciar os trabalhos. As obras de instalação do monumento tiveram inicio em 1926 e foram confiadas ao arquiteto Heitor Levy e ao engenheiro fiscal Pedro Fernandes Vianna da Silva, contando com a participação de Heitor da Silva Costa de Almeida.

O Cristo Redentor, monumento símbolo da cidade, tem 30 metros de altura e é apoiado em um pedestal de base octogonal. Desde a sua inauguração foram realizadas obras para facilitar o acesso ao local, além de outras benfeitorias. Em 1936 foi inaugurada, pelo prefeito Olympio Mello, a estrada de rodagem Paineiras-Corcovado. Novos sistemas de iluminação também foram adotados em 1965, por ocasião do 4º centenário da cidade. Em 1972, o Papa Paulo VI acionou um dispositivo que permitiu ser inaugurada uma nova iluminação a partir do Vaticano e, finalmente, o atual instalado em 1981.

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 
(61) 8356-5857

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin