3º Festival de História começa essa semana, em Diamantina (MG)

O Centro Histórico de Diamantina, tão perfeitamente integrado à paisagem severa e grandiosa, é um belo exemplo da mescla de aventureirismo e refinamento, ocorrido nas AméricasComeça nesta quinta-feira, dia 08 de outubro, o 3º Festival de História (fHist), com a temática Diálogos Oceânicos, trazendo ao debate a troca de conhecimento entre Brasil e Portugal. A partir das 19h, a cidade mineira de Diamantina, Patrimônio Mundial, será o cenário para nove conferências, mesas de debates, oficinas e uma extensa programação cultural. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além do apoio ao evento, participa com palestras e oficinas, que ocorrerão até o dia 11 de outubro.

A presidenta do Iphan, Jurema Machado, estará na mesa de abertura do fHist, na Tenda da História, montada na Praça Dr. Prado. No dia 9 de outubro, às 16h, ela participará, também, do debate Direito à cidade, ocupações urbanas e patrimônio cultural, ao lado de Mônica Lima e Souza, professora de História da África do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Estudos Africanos por El Colégio de México e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF)/École des Hautes Études en Science Sociales (EHESS), e de Glauco Umbelino, geógrafo, doutor em Demografia. Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com experiência em geoprocessamento, planejamento urbano e projeções populacionais.

O Iphan estará presente na Mesa de Debates no dia 10 de outubro, às 14h, com o tema Travessias barrocas: de Braga ao Arraial do Tijuco. O diretor do Departamento de Articulação e Fomento (DAF/Iphan) Luiz Philippe Torelly é o mediador do debate que terá a participação do diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM/Iphan), Andrey Rosenthal Schlee, de Miguel Sopas de Melo Bandeira, investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), professor do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e vereador da Câmara Municipal de Braga, Portugal, e Cláudia Orlandi, professora de História da Arte da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM).

Entre as diversas oficinas programadas para o fHist, uma delas será realizada todos os dias, de 13h30 às 17h, no Casa Chica da Silva, Escritório Técnico do Iphan, em Diamantina. A proposta é que a oficina seja um lugar de encontro, tendo como linha de trabalho a arte e a psicanálise, no sentido de ofertar um espaço de criação artística e subjetivação dos laços que compõem uma cidade. Os trabalhos serão conduzidos pela historiadora e técnica do Escritório Técnico de Ouro Preto/Iphan, é coordenadora executiva do Programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania, Simone Monteiro Silvestre Fernandes, e pela escritora, psicanalista e mestre em Educação, Claudia Itaborahy Ferraz, 

Nos quatro dias do fHist, os participantes, além de terem a força da história aos olhos, ao se depararem com uma cidade repleta de construções e memórias do século XVIII, poderão se enriquecer pelo conhecimento e pelo contato direto com acadêmicos, jornalistas, gestores e outros profissionais. Outros atrativos são as feiras literárias, lançamento de publicações e encontros de prosa com escritores. Além da Tenda da História, o Teatro Santa Izabel e a Casa de Chica da Silva receberão as oficinas, enquanto o Mercado Velho sediará a Feira de Livros de História, os lançamentos de autores e imperdíveis espetáculos musicais. Com tanta história para contar, Diamantina vai estar movimentada! 

Confira a programação do fHist.

Serviço:
3º Festival de História - fHist 
Data:
de 08 a 11 de outubro de 2015
Local: Diamantina - Minas Gerais, Praça Doutor Prado.
Outras informações: http://www.festivaldehistoria.com.br/

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5463 / 2024-5471/ 2024-5449
(61) 9381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin