População de Itaiópolis recebe projetos de restauração, requalificação e mobilidade urbana

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC) entrega a partir das 15h desta quarta-feira, 21 de outubro, uma série de projetos elaborados para a cidade de Itaiópolis.

Fruto de convênio firmado no ano de 2010 entre o Iphan e a prefeitura local, os projetos incluem a requalificação urbana do Alto Paraguaçu – núcleo tombado pelo Iphan desde 2007; um plano de mobilidade e sinalização turística para Itaiópolis; o restauro de quatro moinhos artesanais de farinha e projeto de 4 casas de madeira. Também estão previstas ações para o Antigo Hospital Andrzjewsky; restauro do salão Hugo Dylla e o Projeto Museológico do Moinho Kollross. 

Já a Noite do Patrimônio Cultural que ocorrerá na Casa Polaski, evento patrocinado pela Prefeitura e pela Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis contará com os lançamentos dos livros O Patrimônio Cultural da Imigração em Santa Catarina, edição publicada pelo Iphan e de autoria do Arquiteto Dalmo Vieira Filho; do livro Receitas da Culinária Tatarca, e da pré-estréia do Grupo de Teatro Górale da Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis, coordenado pela Professora Angela Bauer que apresentará o espetáculo “Wspomnienia z Polski” (Lembranças da Polônia). 

Desde 2011, a cidade de Itaiópolis possui a chancela de Paisagem Cultural Brasileira, sendo representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores. No município foram tombados o núcleo urbano de Alto Paraguaçu, a Casa Polaski, a Igreja São Pedro e São Paulo, e a Igreja de Santo Estanilau.

Mais informações para imprensa: 
Iphan-SC

Tel.: (48) 3223.0883
E-mail: iphan-sc@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin