Igreja Nossa Senhora da Assunção (ES) recebe projeto de requalificação

Igreja Nossa Senhora da Assunção, no Espírito SantoConstruída em 1579 pelo padre José de Anchieta e um dos símbolos da presença jesuíta no Brasil, a Igreja Nossa Senhora da Assunção, no município Anchieta, Espírito Santo, recebe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-ES) no próximo dia 29 de outubro um projeto de conservação e requalificação. A entrega do projeto acontecerá às 19h no Jardim da residência dos Padres Jesuítas, ao lado do Santuário.

Entre as adequações propostas ao espaço que abriga a Igreja Nossa Senhora da Assunção e residência, o Santuário São José de Anchieta e o Museu, está maior acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção, banheiros adaptados conforme normas técnicas, plataformas elevatórias para que os visitantes possam ter acesso tanto à Cela de São José de Anchieta quanto às salas do museu. 

O projeto também propõe projetos museológicos e museográficos para organização de acervo e adequação do espaço físico da antiga habitação dos jesuítas, tratamento paisagístico da área externa com a criação de um espaço para velário e contemplação da natureza, como ainda a identificação de ações para a conservação do bem tombado pelo Iphan em 1943. 

O projeto contratado inclui ainda todos os projetos complementares, como de instalações elétricas, luminotécnica, hidráulicas e sanitárias, de prevenção e combate à roubo, fundação e estrutural; além de comunicação visual, telefonia e lógica, instalações de prevenção e combate a incêndio, proteção contra descargas atmosféricas e drenagem pluvial. Também está no planejamento uma pequena lanchonete para atender os fieis e peregrinos. 

As obras e a implementação do projeto estarão a cargo do Santuário Nacional São José de Anchieta, tendo o Padre Cesar Augusto, Reitor do Santuário, como o interlocutor com Iphan para a implementação futura do projeto.

Igreja Nossa Senhora da Assunção 
O aldeamento de Reritiba foi fundado em 1587 pelo Padre José de Anchieta. Após a expulsão dos jesuítas em 1759 o aldeamento passou a se chamar Vila Benevente, hoje cidade de Anchieta. 

Do antigo aldeamento de Reritiba só restam a Igreja, dedicada a Nossa Senhora de Assunção e parte da Residência, que hoje é ocupada pelos padres, e sedia também o Museu Padre Anchieta, inaugurado em 1997, ano do IV Centenário da Morte do Beato José de Anchieta. Chama atenção no Conjunto Anchietano a Igreja de Nossa Senhora de Assunção por possuir três naves. O partido arquitetônico da igreja com três naves não é um exemplo comum no Brasil e, no caso de Igreja da Companhia de Jesus, é exceção, que só se repete na Igreja de São Pedro de Aldeia, no Rio de Janeiro. 

Destaca-se na capela mor a pintura parietal remanescente do primeiro retábulo, em figuras geométricas datada do século XVIII. Possui acervo significativo de imaginária barroca, distribuída na igreja e no museu, que também abriga o sítio arqueológico visitável e peças dos respectivos achados. 

Serviço:
Data:
29 de outubro de 2015, às 19h 
Local: Jardim da residência dos Padres Jesuítas, ao lado do Santuário. 
           Anchieta, Espírito Santo.

Informações:
Iphan-ES: (27) 3223-0606
E-mail: iphan-es@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin