Iniciativa premiará Boas práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial

Iniciativa do Iphan premiará Boas práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural ImaterialAs ações de salvaguarda voltadas à valorização de bens culturais imateriais que sejam bem-sucedidas e tenham caráter exemplar poderão participar da seleção realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) via Edital Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, no âmbito do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – PNPI 2015

Além de identificar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por diversos atores da sociedade brasileira relativas ao patrimônio imaterial, o Prêmio visa valorizar e reconhecer essas ações. Assim, o Prêmio conta com um total de R$ 1 milhão e vinte mil reais do Fundo Nacional de Cultura para premiar 34 instituições. 

Podem participar instituições privadas sem fins lucrativos que tenham desenvolvido no mínimo uma das seguintes ações para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial em território nacional: mapeamento, pesquisa, produção bibliográfica e audiovisual, ações educativas, formação, capacitação, transmissão de saberes, apoio à organização e à mobilização comunitária e promoção da utilização sustentável dos recursos naturais. 

As atividades devem estar sempre associadas à valorização das referências identitárias de grupos, à gestão participativa e autônoma da preservação de práticas e manifestações culturais tradicionais de grupos formadores da sociedade brasileira. O reconhecimento dessas práticas ainda vai ao encontro das diretrizes propostas pela Convenção de 2003 da Unesco para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. 

As inscrições gratuitas deverão ser entregues ou encaminhadas via Sedex ao Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan) no período de 20 de outubro de 2015 a 07 de dezembro de 2015. O resultado final será publicado pelo DPI no dia 22 de dezembro. Informações complementares poderão ser obtidas pelo telefone (61) 2024-5400 ou pelo endereço eletrônico dpi@iphan.gov.br. Acesse a íntegra do Edital.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin