Iphan participa de seminário do Programa Cultura e Pensamento

Programa Cultura e PensamentoA relação entre cultura e cidade será tema de debate nesta quarta-feira, 04 de novembro de 2015, em São Paulo, durante seminário do Programa Cultura e Pensamento, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa. A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, participa do debate Cultura e Cidade: a construção de outro imaginário urbano, às 14h, ao lado do ministro da Cultura, Juca Ferreira, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella.

O encontro se divide em duas partes. Ao longo do dia, a relação entre cultura e cidades será tema de debates no Centro Cultural São Paulo. Às 10h, foi realizada a mesa O Direito à Cidade como Direito Cultural, com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando Mello Franco, do arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP Guilherme Wisnik, da antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ Regina Novaes e do publicitário e ativista do movimento #OcupeEstelita Sérgio Urt. A mediação será da diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação do MinC, Georgia Nicolau.

A partir das 14h, será realizado o debate Cultura e Cidade: a construção de outro imaginário urbano. Além de Juca Ferreira, Fernando Haddad, Guilherme Varella e Jurema Machado, também participarão a psicanalista, pesquisadora e ex-integrante da Comissão Nacional da Verdade Maria Rita Kehl, e o urbanista e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ Carlos Wainer. O secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, será o mediador.

Às 18h, na Vila Itororó, o Ministério da Cultura se encontra com movimentos sociais para o debate A cidade que queremos é a cidade que quisermos?. Será um primeiro momento de discussão com os representantes desses grupos para tratar da democratização do uso das cidades. Entre os temas a serem discutidos estão ocupações do espaço urbano, planejamento urbano, mobilidade, projetos de revitalização e o valor simbólico da cultura nesse ambiente. 

Programação completa:
Local:
Centro Cultural São Paulo, na sala Adoniran Barbosa (Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso)
10h - Mesa O Direito à Cidade como Direito Cultural, com:
- Fernando Mello Franco - secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo
- Guilherme Wisnik - arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP
- Regina Novaes - antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia/UFRJ
- Sérgio Urt - publicitário e ativista do movimento #OcupeEstelita
Mediação: Georgia Nicolau, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação do MinC

14h - Debate Cultura e Cidade: a construção de outro imaginário urbano
Abertura: Guilherme Varella, secretário de Políticas Culturais, e Jurema Machado, presidenta do Iphan
Debatedores: Juca Ferreira - ministro da Cultura
Fernando Haddad - prefeito de São Paulo
Maria Rita Kehl - psicanalista, pesquisadora e ex-integrante da Comissão Nacional da Verdade
Provocador: Carlos Wainer - urbanista e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ
Mediação: Nabil Bonduki - secretário municipal de Cultura de São Paulo

Local: Vila Itoróró (Rua Pedroso, 238 - Bela Vista)
18h - Roda de conversa com movimentos sociais A cidade que queremos é a cidade que quisermos? e festa com Calefação Tropicaos e Coletivo Sistema Negro

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin