Processo de registro dos Kene Kui é apresentado ao Povo Huni Kui (AC)

O Kene é o nome que se dá aos desenhos geométricos aplicados à cerâmica, tecelagem, arte em palha, miçanga e ainda à pintura corporal do povo Huni Kuĩ, o maior grupo indígena do Acre.O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa da III Assembleia Geral Ordinária da Federação do Povo Huni Kui do Acre (FEPHAC), entre os dias 04 e 06 de novembro de 2015.

Desde 2011, o Instituto tem realizado trabalhos junto aos Huni Kui, quando foi retomado o pedido de Registro dos Kene Kui (desenhos verdadeiros em português, grafismos dos Huni Kui). Durante o encontro, o superintendente do Iphan no Acre, Deyvesson Gusmão, apresentou o trabalho de consulta realizado e o estágio do processo de Registro do Kene.

A Organização política do povo indígena Huni kui do Acre é constituída por 94 Aldeias, 12 terras indígenas, sendo uma população de mais de dez mil. O Huni kui que estão localizados nos Municípios de Marechal Thaumaturgo, Jordão, Tarauacá, Feijó e Santa Rosa. A Federação do Povo Huni kui do Acre foi fundada em 06 de maio de 2006. 

 

 

 

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin