Iphan apresenta congado em reunião do Crespial

Cantos y Música Afrodescendientes de América Latina

O congado foi a manifestação cultural escolhida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para ser apresentada na terceira reunião do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da América Latina (Crespial). 

O encontro sediado na cidade de Arica, no Chile, de 11 a 13 de novembro, reúne 14 países que apresentarão uma expressão cultural afro relacionado à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes da América Latina e Caribe. O objetivo é finalizar o projeto-piloto que busca uma reflexão mais aprofundada e a construção de políticas integradas e articuladas entre países participantes do Crespial, visando consolidar ações efetivas e apropriadas para salvaguardar patrimônio imaterial afrodescendente. 

Todas as manifestações culturais apresentadas pelos países participantes, Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai serão registradas em livro e material audiovisual.

A escolha do congado
Em sua última reunião, em maio de 2012 no Recife (PE), os países participantes elaboraram o planejamento para 2012 a 2015 e ficou definido que até o fim deste ano, apresentariam suas pesquisas em torno de uma manifestação cultural relacionada à música, canto e dança de comunidades afrodescendentes. 

Após chamamento público, o Iphan deu prioridade a um patrimônio ainda não reconhecido. Das 35 propostas apresentadas de diversas expressões culturais afrodescendentes, oito eram sobre o congado. O Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan selecionou três projetos para integrar o estudo para a reunião do Crespial: Mapeamento e resgate de aspectos da cultura tradicional de comunidades afrodescendentes de Mogi das Cruzes (SP), pela Casa do Congado; Memórias e cantos do Moçambique do Tonho Pretinho, da Fundação de Apoio a Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (pesquisa feita em Itapecerica, Minas Gerais) e Os saberes do sagrado: Irmandade do Rosário e o registro patrimonial, da Associação Filmes de Quintal.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Ananda Figueiredo  – ananda.figueiredo@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479
(61) 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin