Municípios cearenses trabalham para instalar Casa do Patrimônio

Em Crato acontecerá seminário introdutório do projeto para a Casa do Cariri Cearense.O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove entre os dias 17 e 19 de novembro nos municípios de Icó e Crato, no Ceará, ações para a implantação da Rede Casas do Patrimônio.

Em Crato, no dia 17 de novembro na sede do Geopark Araripe, acontecerá um seminário introdutório sobre a Rede Casas do Patrimônio. No evento, serão apresentados conceitos e diretrizes do programa, além da apresentação de experiências na implantação da política pelo Iphan e parceiros em outras cidades brasileiras. A proposta é a de que órgãos municipais de cultura e organizações não governamentais atuantes no Cariri Cearense conheçam o programa e debatam a possibilidade de implantação de uma Casa do Patrimônio para a região.

Na cidade de Icó, a oficina ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro. Na ocasião, será dada continuidade à implantação da Casa do Patrimônio no município, iniciada em 2013, com a realização de uma primeira oficina e com o início do restauro do Sobrado Mariinha Graça, que sediará o projeto, além do Escritório Técnico do Iphan e da Secretaria de Cultura.  Como parte da programação, será realizada uma visita à obra, que está em fase de conclusão.

Na cidade de Icó, o encontro dá continuidade  à implantação da Casa do Patrimônio no município.Na programação desses encontros também acontecerão oficinas e mesas redondas. Entre os participantes desses debates, a Coordenadora de Educação Patrimonial do Iphan, Sônia Florêncio, ministrará a palestra sobre Educação Patrimonial: Conceitos e Diretrizes.

Casa do Patrimônio

A Casa do Patrimônio é um espaço educativo para aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. O objetivo é oferecer um espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local, de articulação institucional e de promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social. 

 

 

Serviço:

Seminário Introdutório sobre a Rede Casas do Patrimônio
Data:
17 de novembro de 2015
Horário: 8h às 18h
Local: sede do Geopark Araripe
Rua Carolino Sucupira, Crato-CE (ao lado da URCA)

Oficina Casas do Patrimônio: aspectos conceituais e projeto de implantação
Data:
18 e 19 de novembro de 2015
Horário: 8h
Local: Teatro da Ribeira dos Icós, Icó-CE

Mais informações para imprensa:
Iphan-CE

Tel. (85)3221-6263; 3221-6360
E-mail: iphan-ce@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin