Iphan (PA) realiza ações de salvaguarda do Carimbó

Reunião do Comitê Gestor da Salvaguarda do CarimbóDetentores do carimbó, juntamente, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA), estão mobilizados em diversas ações para a salvaguarda deste bem cultural, registrado no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2014. Após uma semana da entrega oficial do título como Patrimônio Cultural do Brasil a este bem, foi realizada, na última quarta-feira, 18 de novembro, a primeira reunião do Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, com participação dos seus principais representantes.

Leia o discurso do diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, TT Catalão, realizado durante a Titulação do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. 

O Comitê é composto por 15 mestres e participantes de grupos de carimbó, de diferentes municípios paraenses. Os membros foram eleitos durante e I Congresso Estadual do Carimbó, em junho de 2015. Durante esta primeira reunião, foram debatidas as iniciativas de salvaguarda prioritárias que serão integradas aos Planos de Ação do Iphan para o ano de 2016.

A partir desse debate participativo, definiram-se duas linhas prioritárias de ação: 1) ampliação do programa de capacitação de detentores; 2) apoio a ações que visem à organização comunitária e gerencial de detentores. Foi enfatizada, ainda, a necessidade ampliação e publicação de editais de apoio, fomento e premiação de ações de salvaguarda. A próxima reunião do Comitê Gestor da Salvaguarda do carimbó ocorrerá, em janeiro de 2016, dando continuidade ao processo de elaboração do Plano de Salvaguarda.  

Participação
Entre os dias 19 e 21 de novembro, o Iphan-PA dá início ao Programa de Capacitação detentores dos Bens Culturais Registrados no Pará. Estarão participando representantes do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, das Festividades do Glorioso São Sebastião na Região do Marajó, do Modo de Fazer Cuias no Baixo Amazonas, do Carimbó e do Ofício de Mestre de Capoeira e Roda de Capoeira. 

O Programa será realizado em dois módulos, cada um com duração de 03 (três) dias, totalizando uma carga horária de 48h, abordando os seguintes temas: 
Módulo 1 – elaboração e gestão de projetos culturais de base comunitária.
Módulo 2 – auto organização de grupos e coletivos.

Serão ofertadas 30 (trinta) vagas por módulo, todas elas destinadas aos representantes de grupos ou comunidades de detentores/produtores dos bens culturais registrados no Pará. O primeiro módulo de novembro será ministrado no auditório anexo da Superintendência do Iphan no Pará.

Endereço Iphan-PA
Av. Gov. José Malcher, 563 - Nazaré, Belém - PA, 66040-282
(91) 3224-0699

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa - gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin