Adeus papel – Instituto utilizará Sistema Eletrônico de Informação

SEI

  • SEI
  • SEI
  • SEI_Fique_por_dentro
    SEI!
  • SEI_Tecnologia
    SEI! Benefícios da Tecnologias
  • SEI_Inscrições_Abertas
    SEI! Inscrições Abertas

Mais celeridade nos processos institucionais, otimização das rotinas de trabalho, maior compartilhamento de informações. Estes são alguns dos benefícios resultantes da implementação do  Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência na gestão da documentação institucional.

A mudança terá início a partir desta segunda-feira, 23 de novembro, com a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A própria parceria foi firmada já eletronicamente.  

O Ministério do Planejamento cederá ao Iphan o direito de uso gratuito do software e dará o suporte técnico por meio de oficinas conjuntas, ambiente colaborativo do SEI, ou por plataformas de educação à distância. A parceria auxiliará o Iphan nos esforços de modernização e melhoria da gestão interna através do aperfeiçoamento das rotinas e fluxos das atividades realizadas. A estimativa é que todo o sistema esteja operante em julho de 2016.  
Para a presidente do Iphan, Jurema Machado, a adesão ao Sistema possibilitará uma enorme redução dos riscos operacionais relacionados aos processos físicos, como a perda de documentos e volumes por exemplo. “A sistematização dos procedimentos promoverá maior agilidade dos processos com disponibilização em tempo real dos documentos públicos produzidos pelo Instituto, e consequentemente em enormes ganhos na gestão interna. 
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o (SEI!) configura-se também como um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Assim, os documentos, antes no meio papel, passarão a ser digitais, acessíveis às áreas específicas e atualizados em tempo real. 

Sistema Eletrônico de Informação

O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos. Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o PEN proporciona a integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.
Devido às características inovadoras do SEI e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região, para galgar a posição de projeto estratégico para toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin