Iphan e Concessionária do VLT Carioca promovem exposição comemorativa

Convite para a exposição - 110 anos Avenida Rio BrancoSerá aberta ao público dia 26 de novembro, às 17h30min, a exposição “110 Anos da Avenida Rio Branco”, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) em parceria com concessionária do VLT carioca.  

A mostra terá como foco as transformações ocorridas na via desde a sua criação, em quatro grandes ocasiões: a fase anterior à abertura da Avenida, a inauguração, os dias de hoje e o amanhã. Painéis, material arqueológico e mídias digitais serão utilizados para atrair a atenção do público. Diversos ambientes vão retratar o período pós-abertura da então Avenida Central, no início do século XX. As principais alterações na paisagem, com a evolução do centro financeiro e comercial da cidade, também estarão presentes, assim como as mudanças mais recentes e ainda em curso, como a implantação do VLT. Este será representado em um painel cinético que fará a comparação com os antigos bondes e possibilitará a visão da Avenida em dois momentos. 

Arquitetura, hábitos e costumes

Mais de cem imagens, colhidas no acervo do Museu da Imagem e do Som, da Biblioteca Nacional e do Centro Cultural da Light, entre outros, retratarão a arquitetura, hábitos e costumes da época. Estes também estarão representados pela montagem de uma cena, com a simulação de uma mesa posta para o jantar, com faianças portuguesas achadas na Avenida, pela empresa Documento Cultural, por ocasião das escavações para o VLT. Instalações sonoras, com locuções de famosos radialistas do passado, além de teatro de sombras e quiosques contextualizando ambientes de outrora, complementarão o circuito. O Edifício sede do Iphan, palco da exposição, e os 10 prédios remanescentes do concurso de fachadas promovido, em 1905, por Pereira Passos, marcando a abertura da Avenida Central também estarão representados.
 
Eventos marcantes na história da Avenida, incluindo o Carnaval, serão destaque em fotos, trechos de marchinhas e vídeos. Molduras com desenhos de adereços da época permitirão que o visitante faça selfies temáticas e poste nas redes sociais com a hashtag do evento. Além destas atrações, a exposição ainda contará com teatro de sombras, vitrine arqueológica e outros espaços interativos. A previsão é de que ela permaneça em cartaz na sede do Iphan-RJ até o término dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.


Exposição 110 Anos da Avenida Rio Branco
Local: Avenida Rio Branco, 46 – Centro (Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro).
Datas e Horários: Abertura 26 de novembro (17h30min) - Após a abertura, de segunda a sexta, de 9h às 18h. ENTRADA GRATUITA.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin