Curta-metragem sobre Jongo será lançado no Espírito Santo

O Jongo no Sudeste é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magiaNo próximo sábado, 12 de dezembro, será lançado o curta-metragem Jongo no Espírito Santo. O curta tem como foco os grupos de Jongo/Caxambu atuantes no estado e suas diferentes formas de praticar essa forma de expressão.

A produção foi feita no âmbito do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Jongo no Espírito Santo, realizado em 2013 e 2014, com o acompanhamento técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O lançamento vai contar com presença das lideranças dos grupos em Vitória para a II Reunião para Elaboração da Salvaguarda do Jongo/Caxambu, durante o final de semana.  Os gestores municipais das localidades onde se situam os grupos também vão participar.

Após a exibição do curta, será realizado um debate entre o público em geral e as lideranças dos grupos presentes.

Sobre o Jongo

O Jongo no Sudeste é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia. É praticado nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro. Foi inscrito no Livro das Formas de Expressão em 2005.

Nessa região, é praticado nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Ao longo do processo de Registro, comunidades manifestaram o desejo de participar da discussão: jongo de Campos, tambor da Fazenda Machadinha em Quissamã e jongo de Porciúncula (RJ), jongo de São José dos Campos (SP), jongo de Carangola (MG) e de Presidente Kennedy (ES).

Serviço:
Lançamento do curta-metragem Jongo no Espírito Santo
Entrada Gratuita
Data:
12 de dezembro
Hora: 19h30
Local: no Cine Metrópolis, localizado no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória - ES

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin