Casa do Patrimônio do Iphan em Maceió recebe exposição Mimo de Momo

Cartaz da exposição Mimo de MomoA alegria de foliões, as cores e os sentimentos presentes no carnaval de rua permeiam a exposição Mimo de Momo, de Francisco Oiticica, que será aberta no dia 25 de janeiro, às 19h, na Casa do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Maceió (AL). O trabalho do fotógrafo será exposto no espaço de exposições temporárias, em uma homenagem ao Bloco Filhinhos da Mamãe, que há anos movimenta as ruas do bairro maceioense de Jaraguá na prévia carnavalesca. 

Segundo o autor, a exposição é o resultado de um projeto que tem como objetivo fazer da fotografia um objeto quase tão empolgante quanto o Bloco Carnavalesco Filhinhos da Mamãe, ao mesmo tempo em que pretende homenageá-lo. 

A mostra conta com 32 fotos feitas com a câmera de um celular e lentes grande-angular durante o baile das prévias carnavalescas de 2015, que acontece durante a concentração do Bloco no Museu Théo Brandão da UFAL, e antecede o seu cortejo pelas ruas históricas do bairro portuário de Jaraguá. As fotografias foram editadas também no aparelho, com o objetivo de ressaltar a deformação provocada pelos excessos e pelas paixões de carnaval ao máximo grau de expressividade.

A mostra conta ainda com a exibição do vídeo, “Yes, Mamãe”, de Pedro da Rocha, sobre o Bloco. Durante a exposição as fotografias estarão a venda, com catálogo das obras e valores, e metade da arrecadação será destinada em favor do Bloco Filhinhos da Mamãe. Na noite do dia 29 de janeiro, após os desfiles das prévias carnavalescas no bairro de Jaraguá, o bloco concluirá seu percurso na Casa do Patrimônio, que passará a abrigar o restante da exposição, composta pelos estandartes e a boneca símbolo do grupo.

A Casa do Patrimônio de Maceió e as Exposições
Projeto de fomento ao diálogo entre o Iphan e a sociedade, a Casa do Patrimônio de Maceió não se restringe às suas instalações físicas e visa interligar experiências e espaços que promovam práticas e atividades de valorização do patrimônio cultural. Esta interação em parte é promovida pela movimentação do espaço de exposição permanente, hoje ocupado pela Exposição A Invenção da Terra, que contém parte do acervo de esculturas da artista plástica e colecionadora Tânia de Maya Pedrosa, e também por meio do espaço de exposições temporárias. Desta forma, receber uma mostra que contempla uma das maiores manifestações culturais de nosso país é se conectar com as expressões de nosso povo e cooperar no reconhecimento e divulgação desta grande festa popular - o Carnaval.

 

SERVIÇO
Exposição Mimo de Momo – Filhinhos 2015, do artista visual Francisco Oiticica

Abertura: 25 de janeiro, às 19h
Visitação: 26 de janeiro a 28 de fevreiro, de terça a domingo, das 9h às 17h, inclusive feriados
Local: Casa do Patrimônio do Iphan em Maceió
Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157, Jaraguá, Maceió/AL
Entrada Franca 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin