Obras de restauração da Catedral de Mariana têm início em Minas Gerais

Presidenta do Iphan, Jurema Machado, com equipe do Iphan/MG na Catedral de Mariana (MG)Com missa e concerto com o Órgão Arp Schnitgerm, o início das obras de restauração da Catedral de Nossa Senhora da Assunção de Mariana (MG) foi marcado por cerimônia no dia 14 de fevereiro, na própria Sé, com a presença da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado. Segunda ação entre as 15 previstas para a cidade, pelo PAC Cidades Históricas, a restauração da Matriz contemplará as alvenarias, pisos, forros, telhado, estrutura, instalações hidrossanitárias e de drenagem, além de outras intervenções de conservação preventiva. Para sua realização o Ministério da Cultura e o Governo Federal destinaram mais de dois milhões de reais.

A Catedral de Nossa Senhora da Assunção – a – teve sua origem na primitiva capelinha da Conceição, fundada em 1703, pelo capitão Antônio Pereira Machado. Dez anos mais tarde, no mesmo local da capela, iniciaram-se as obras de construção da Matriz, em madeira e taipa, pelo mestre Jacinto Barbosa Lopes. Ao longo dos anos diversas obras foram ali empreendidas, e contaram com a atuação de vários mestres reconhecidos, entre eles José Pereira Arouca.  

Em 1798, decidiu-se pela reedificação do bem respeitando os padrões arquitetônicos originais, e optou-se pela utilização pedra e cal na fachada frontal, conferindo a ela o aspecto sóbrio do barroco jesuítico. Seu interior guarda um dos mais ricos e significativos conjuntos de talha de Minas Gerais, revelando diversas etapas do barroco luso-brasileiro. Merece destaque a pintura do batistério, atribuída a Manuel da Costa Athaíde, e o Órgão Arp Schnitger, doado no século XVIII, por D.João V, à Sé de Mariana.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5447 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin