Tocantins ganha Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira

Ação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) junto aos grupos de capoeira de Tocantins cria Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no estado. A iniciativa tem o intuito de efetivar as políticas de preservação e o fortalecimento da prática nos municípios da região. A próxima etapa consiste na elaboração e na aprovação do seu Regimento Interno e sistematização das diretrizes, apontadas no encontro anterior, para a composição do Plano de Salvaguarda da Capoeira.

Ao todo foram realizadas 18 reuniões regionais de mobilização, que culminaram no I Encontro da Salvaguarda da Capoeira, realizado em Palmas (TO), no dia 14 de novembro de 2015, que reuniu representantes de todos os grupos desse bem cultural identificados nos encontros regionais, além da Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins, Secretaria de educação e Universidade Federal do Tocantins.

O primeiro encontro resultou na indicação de diretrizes que comporão o Plano de Salvaguarda e a indicação dos representantes capoeiristas que participarão do Comitê Gestor. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin