Iphan-PB publica terceiro volume do Caderno de Educação Patrimonial

publicada em 11 de outubro de 2013, às 12h56

 

Intitulado Educação, memórias e identidades, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB), por meio da Casa do Patrimônio de João Pessoa, divulga o terceiro volume da série de Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial.

O objetivo da publicação é possibilitar a reflexão e aprofundamento por parte dos professores sobre os processos educativos e sua relação com as memórias e identidades dos seus alunos. A ideia é partir do contexto sociocultural da comunidade e de seu entorno, estimulando um novo olhar para a escola e o território no qual está inserida.

Parte dos textos foi produzida pelos participantes do curso Educação Patrimonial: Reflexões e Práticas, realizado no mês de outubro de 2012. Também compõe o caderno o artigo de Elinaldo Braga, sobre as bandas cabaçais do sertão paraibano; a experiência da pesquisadora Daniella Lira sobre a identidade sertaneja paraibana a partir das marcas de ferrar gado e das tradições dos vaqueiros e ferreiros; como ainda o texto do poeta e museólogo Mário Chagas, que reflete sobre o jogo político entre a Educação, o museu e o patrimônio cultural.
 
A versão em meio digital do Caderno Temático pode ser acessada aqui.

 

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