Aplicativo apresenta azulejos de Belém (PA)

Azulejo no interior do Palacete de Bologna em Belém (PA)No ano em que completa 400 anos, um dos ornamentos seculares da capital paraense ganha destaque e estará acessível para além das estruturas físicas. Um grupo de pesquisadores do núcleo de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) criaram um software que une tecnologia e história e disponibilizaram informações sobre esta riqueza patrimonial em aplicativo para celular.

O software nomeado de Azulejar mapeou 20 pontos da cidade e apresenta dados sobre história, fabricante, origem entre outros. O objetivo é divulgar o Patrimônio de Belém por meio de uma narrativa que desperte no público o sentimento de apropriação deste importante acervo, visando a preservação deste patrimônio cultural. Os textos foram elaborados pela professora Mariana Batista Sampaio, que contou com a ajuda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA) na pesquisa.

Segundo a superintendente do Instituto no Pará, Maria Dorotea de Lima, o acervo sobre os azulejos é muito extenso e o inventário elaborado pelo Instituto pode contribuir com a pesquisa tanto na seleção quanto no aprofundamento do objeto de estudo. “Belém possui um dos mais expressivos acervo de azulejaria, ao lado de São Luis, Salvador e Recife. A ferramenta tem o apelo jovem e instigará ainda mais a curiosidade sobre a riqueza deste patrimônio”, afirma.  

O Patrimônio de azulejos em Belém conta com peças dos séculos XVIII, XIX e XX que passam pelos períodos Barroco, Neoclássico, Art nouveau, Art déco, Modernismo até acervos contemporâneos dispostos em igrejas, palácios e residências. Por meio deste acervo é possível contar a história da cidade, onde os azulejos são documentos importantes que possibilitam narrativas sobre os modos de vida de cada época. 

De acordo com Mariana Sampaio, grande parte deste conteúdo ou acervo Azulejar em Belém é desconhecido do grande público, e disponibilizar formas interação, visualização de informações do conteúdo através de várias mídias combinadas, juntamente com contexto real, e de certa forma lúdica, pode ser uma forma potencialmente interessante de divulgação cultural. 

O aplicativo auxiliará o público de duas formas principais: primeiramente como guia em um circuito virtual na cidade de Belém do Pará, utilizando tecnologia de geo-referenciamento, como GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) dos dispositivos móveis, apontando aonde as obras de interesse estão, e auxiliando o usuário a encontrar o local indicado. Uma vez localizada a obra de interesse, serão utilizadas técnicas de reconhecimento de imagem para obter informações em tempo real da obra visualizada através da câmera do dispositivo móvel. O programa gratuito ainda está em fase de teste e por enquanto pode ser conferido em smartfones com o sistema Android bem como no Google Play.  https://play.google.com/store/apps/details?id=org.ncarneiro.raturismo&hl=pt_BR

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin