Procissão do Fogaréu em Goiás atrai devotos

A procissão do Fogaréu acontece sempre na noite da Quarta-Feira de Trevas.Parte da programação da Semana Santa da cidade de Goiás, a procissão do Fogaréu que acontece sempre na noite da Quarta-Feira de Trevas atraiu centenas de devotos e turistas, que se emocionaram com a encenação da perseguição de Cristo pelos farricocos.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prestigiou a celebração representado pelo Diretor Nacional do PAC Cidades Históricas Robson Antônio de Almeida e pelo Diretor Nacional de Patrimônio Material e Fiscalização Andrey Rosenthal Schlee, que também representou o Ministro da Cultura Juca Ferreira. 

Os diretores do Instituto também participaram, na noite do dia 22 de março, de uma reunião com a sociedade civil organizada para discutir a respeito das obras que estão sendo conduzidas na cidade com recursos do PAC Cidades Históricas. O encontro foi conduzido pela Prefeitura Municipal de Goiás e contou também com a presença da Superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi. Já na tarde do dia 23, o encontro foi com o Governador do Estado Marconi Perillo, que recebeu equipe da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e os representantes do Iphan em reunião no Palácio Conde dos Arcos para discutir a implantação de um circuito cultural na Praça Cívica de Goiânia.

Nos dias 22 e 23, os diretores também tiveram a oportunidade de visitar todas as obras que estão em andamento pelo PAC Cidades Históricas: a Requalificação da Praça Cívica, em Goiânia; o Arquivo Diocesano, a Restauração do Mercado Municipal e a Requalificação do Cine Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás. Além delas, eles visitaram ainda o edifício da sede da Prefeitura Municipal, também contemplada pelo programa. 

O PAC Cidades Históricas já concluiu na cidade as ações de Recuperação da Ponte da Cambaúba e de Restauração da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle. Segundo os diretores, o foco do programa tem sido a qualidade de vida das comunidades e a dinamização econômica das cidades históricas brasileiras, objetivos esses que têm sido plenamente alcançados em Goiás.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin