Igreja Nossa Senhora do Ó em Alagoas é entregue restaurada à comunidade

Igreja Nossa Senhora do Ó em Maceió (AL) é restauradaO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) devolve à comunidade de Ipioca a Igreja Nossa Senhora do Ó restaurada. A obra executada por parceria entre o Iphan, a Prefeitura de Maceió e a Cúria Metropolitana, será entregue à comunidade em Missa Solene a ser celebrada pelo Arcebispo de Maceió, D. Antônio Muniz, neste domingo, dia 03 de abril, às 9 horas, no próprio templo.

A intervenção, nascida de forte demanda popular, traz um espaço não apenas com suas condições de uso retomadas, mas com um intenso revelar de elementos artísticos, arquitetônicos e históricos, que compõem as memórias e vivências do bairro e da cidade de Maceió. 

Bem tombado pelo Estado e protegido pelo Município, a igreja é importante exemplar da arquitetura religiosa da cidade, mantido pela população local por meio da preocupação em guardar partes desprendidas de significativos altares do século XIX. Com recursos do Ministério da Cultura, foram investidos mais de 1,5 milhão de reais em serviços que envolveram a restauração de todos os elementos artísticos em madeira integrados à sua arquitetura; de algumas imagens; de esquadrias e de assoalho de madeira no coro e na sacristia; de rebocos; da cantaria de pedra descoberta durante a obra; além da substituição completa da rede elétrica, instalação de forro e piso; de banheiros coletivos; de sistema de alarme; e de proteção contra descarga elétrica.

Durante a fase de restauração, o Iphan aplicou o conceito de obra aberta aos trabalhos na Igreja Nossa Senhora do Ó, deixando-a aberta à visitação mediante agendamento, e desenvolveu uma proposta continuada de Educação Patrimonial na localidade. De agosto de 2015 à fevereiro de 2016, o Instituto organizou uma série de atividades direcionadas, especialmente às escolas públicas vizinhas ao bem, convidando a comunidade a falar de patrimônio de forma lúdica e divertida, colorindo, brincando, fotografando, e contando histórias. 

A ação culminou, em setembro do 2015, no evento Mirando o Patrimônio: A gente quer ver o bairro como você vê – um grande evento a céu aberto, resultado de parceria entre o Iphan, o Município, a Universidade Federal de Alagoas, e a A4 Construtora –, e se encerrou com a montagem de exposições de produções de alunos na Escola Municipal Floriano Peixoto.

O Iphan considera de suma importância que a obra executada seja entendida numa perspectiva que ultrapasse o sentido estético e artístico desta edificação centenária, e compreenda os usos, apropriações e significações da comunidade para com o bem, ou seja, o sentido que liga a igreja à vida das pessoas. Foi dessa forma que se intencionou ao longo das obras provocar nos moradores a reflexão sobre o sentimento de pertencimento e identidade em relação à Igreja Nossa Senhora do Ó e ao bairro, e que, no momento de sua conclusão, ressalta-se o uso e atribuição de valores como determinantes à conservação de qualquer bem cultural.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin