Linha do Tempo registra 100 anos de história da preservação do patrimônio

Linha do TempoRegistrar os fatos mais marcantes da história da preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro e mundial nos últimos 100 anos e auxiliar as pesquisas do público, especialmente professores e estudantes. Este é o principal objetivo da Linha do Tempo elaborada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que entra no ar nesta quarta-feira, 6 de abril, aberta a participação do público. 

O período de 1916 a 2016 foi escolhido, considerando o surgimento das primeiras iniciativas que visavam a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Entre elas está a criação do Iphan, em 13 de janeiro de 1937.  

Com quatro sessões – Preservação do Patrimônio, Brasil e o Mundo, Presidente do Iphan e Presidente da República – a Linha do Tempo estabelece não só a trajetória do Patrimônio Cultural Brasileiro, mas é também um indicador com registro de fatos relevantes na história do Brasil e do mundo. Sua utilização, no entanto, não substitui outras formas de pesquisa, também disponíveis no site do Iphan, como artigos, verbetes, textos técnicos, livros, noticias e a bibliografia geral do patrimônio cultural. 

A linha do tempo permite a contextualização das iniciativas de preservação, no contexto brasileiro e internacional. É uma iniciativa que faz parte da celebração dos 80 anos do Iphan, em 2017, e procura incentivar e promover o debate e a reflexão sobre nossa memória e patrimônio cultural.

Os interessados em contribuir com a construção da Linha do Tempo podem enviar suas considerações ao endereço eletrônico linhadotempo@iphan.gov.br.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin