O Iphan e o Moderno é tema de seminário que acontece em Recife (PE)

Entre os dias 17 a 22 de abril, a capital pernambucana sediará o 11º Seminário DOCOMOMO Brasil. O evento realizado a cada dois anos é promovido pela organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como objetivos a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, no urbanismo e em manifestações afins.

Nesta edição, o Seminário convida pesquisadores, profissionais e estudiosos envolvidos com o reconhecimento, preservação e valorização das criações do Movimento Moderno  para debater as múltiplas dimensões dos movimentos artísticos, estéticos e culturais que contribuíram no processo de modernização do Brasil e da sua sociedade.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) contribuirá com as discussões no dia 20 de abril abordando a temática o Iphan e o Moderno. O diretor do Departamento do Patrimônio Material (Depam), Andrey Schlee, palestrará sobre o assunto às 19h no Museu da Cidade do Recife.

O Instituto também apoia a Comissão Executiva do DOCOMOMO no Brasil sediada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e integra do Comitê Organizador do 11º Seminário.

DOCOMOMO

Sediada atualmente no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal, a organização não-governamental sem fins lucrativos foi fundada em 1988 na cidade de Eindhoven, na Holanda, com representação em mais de quarenta países. É reconhecida como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas e em 1992 foi criado o DOCOMOMO Brasil, segundo os princípios do DOCOMOMO International.

Outras informações e a programação completa estão disponíveis no site do Evento:  http://www.seminario2016.docomomo.org.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin