Varnhagen: a escolha do sítio de Brasília

Francisco Adolfo de VarnhagenBrasília está comemorando 56 anos, neste 21 de abril de 2016, mas, na verdade, a história da capital do Brasil começa muito antes da construção comandada pelo presidente Juscelino Kubitschek, com os traços modernistas de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Desde o século XVIII a historiografia registra menções a uma futura capital do País no planalto central. A localização de Brasília foi sugerida em 1877, por Francisco Adolfo de Varnhagen - o Visconde do Porto Seguro -, coincidindo com o que iria propor anos depois a Missão Cruls, em 1895. Considerado um dos fundadores da historiografia do Brasil, Varnhagen, filho de um alemão e uma portuguesa, diplomata, completa 200 anos de nascimento em 2016. Historiador e militar, nascido em Sorocaba (SP), foi o único pesquisador que fez questão de analisar de perto as premissas para um novo local ao governo imperial. 

Antes dele, a hipótese de confirmar um local exato para a nova capital fez parte de um projeto idealizado por José Bonifácio de Andrada e Silva, entre 1763 e 1838. O Patriarca da Independência criou um panfleto intitulado Adiantamento ao projeto de Constituição para fazê-lo aplicável ao Reino do Brasil, propondo a construção da capital “no centro do Brasil, entre as nascentes dos confluentes do Paraguai e Amazonas, fundar-se-á a capital desse Reino, com a denominação de Brasília”.

No entanto, apesar de outras hipóteses da interiorização da capital terem sido levantadas, Adolfo de Varnhagen foi o único pesquisador que procurou encontrar, literalmente, onde seria esse lugar idealizado. Em 1849, quando era embaixador do Brasil em Viena, na Áustria, Varnhagen enviou uma carta ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), intitulada Memorial Orgânico, argumentando a favor de uma capital no interior do continente. A partir de então, o diplomata voltou ao Brasil e decidiu buscar, pessoalmente, a tão falada localização.

Sobre o lombo de burro
Decido a comprovar todos os conceitos que havia arquitetado, em 1849, na publicação anônima Um Brasileiro, primeira parte de seu Memorial Orgânico, aos 61 anos, Varnhagen pediu licença da chefia da delegação diplomática na Áustria para estudar o sertão bruto brasileiro. Foi quando ele liderou a missão oficial ao Planalto Central, a primeira grande expedição científica para a localização e a mudança da capital federal. 

A partir do ponto terminal da Estrada de Ferro Mogiana, em Uberaba (MG), Varnhagen viajou por 30 dias seguidos em no lombo de um burro para chegar à Vila Formosa da Imperatriz, então cidade de Formosa (GO), a cerca de 80 km de Brasília. Apesar das marchas cansativas, o diplomata chegava a percorrer mais de 40 quilômetros por dia. 

Todo o relato da viagem ao centro do país foi registrado em uma carta, datada de 28 de julho de 1877, enviada ao ministro da Agricultura, Antônio Francisco de Paula Souza. O objetivo de Varnhagen era apontar as terras adequadas ao sistema de colonização europeu e localizar a área para a construção da nova capital. 

O último e mais importante artigo de sua carreira foi A questão da capital: marítima ou no interior, onde Adolfo de Varnhagen descreve com detalhes a expedição pelo interior do país à procura do local exato, em um o árduo percurso pelo sertão do Goiás até a chegada à “Futura capital da União Brasílica, triângulo formado pelas lagoas Formosas, Feira e Mestre d’Armas”, em 1877. 

Varnhagen faleceu um ano depois, em 29 de junho de 1878, vítima de uma pneumonia, em Viena. Na cidade de Sorocaba, um monumento em homenagem a Varnhagen guarda os restos mortais do historiador. 

Os levantamentos feitos por Adolfo de Varnhagen sobre Brasília foram importantes para o processo de construção da capital, mesmo que o historiador seja pouco lembrado.

Construção de Brasília

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    Construção de Brasília - Esplanda dos Ministérios
  • Esplanada dos Ministérios em construção
    Com sua horizontalidade, Brasília se adequou a topografia suave do Planalto Central
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    Construção de Brasília - Congresso Nacional
  • Construção do Congresso Nacional
    A construção de Brasília ganhou forma durante o governo de Juscelino Kubitscheck, que incluiu as obras no seu Plano de Metas
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