37º Encontro de Violeiros acontece na Cidade de Goiás

publicada em 27 de dezembro de 2013, às 10h43

 

Com o principal objetivo de resgatar e valorizar a música regional de raiz, como também de difundir a música dos violeiros para as gerações futuras, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (Iphan-GO) apoia o 37º Encontro de Violeiros da Cidade que acontece amanhã, dia 28 de dezembro, a partir das 16h na Praça do João Francisco.

Em 2009, através de convênio firmado com o Iphan, foi criado o Ponto de Cultura Botina Mateira. Desde então foram ampliadas as ações relacionadas à música sertaneja de raiz e à cultura, sendo produzido e lançado o CD Botina Mateira com cantores locais.

Nos últimos anos, os encontros de violeiros, que geralmente acontecem em feriados ou datas especiais, foram levados para alguns distritos rurais. Salma Saddi, superintendente do Iphan em Goiás, observa que a música é um grande patrimônio da humanidade, daí a importância do Instituto estar presente neste encontro. Segundo ela, é uma festa do povo e para o povo, “são homens do campo, artesãos, marceneiros e pedreiros que sobem no palco para cantar. Eles chegam, pegam suas violas e fazem um show”.

O evento faz parte do projeto MÚSICA RAIZ que é desenvolvido, desde 2004, pela Rádio Vila Boa FM e pela ONG Sociedade Ação Comunitária e Cidadania da Cidade de Goiás. Na ocasião, serão sorteados brindes para os cantores e para o público.

Outras informações:
Superintendência do Iphan em Goiás
Rua 84, 61 – Setor Sul.
Goiânia-Goiás. CEP 74080-400
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 – Fax: (62) 3224-6527
Endereço eletrônico: técnica.go@iphan.gov.br
 
 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin