Palestra aborda técnicas analíticas aplicadas ao Patrimônio Cultural

Com objetos frequentemente únicos ou muito valiosos, o Patrimônio Cultural requer métodos e técnicas analíticas avançadas para os estudos, conservação e restauração de bens culturais. Dentre as diversas técnicas de análise não destrutiva destacam-se a Fluorescência de Raios X (XRF), análise por imagem radiográfica, análise por radiação infravermelho e ultravioleta e análise por Ablação a Laser (LIBs).

Buscando contribuir para a viabilização do desenvolvimento de procedimentos inovadores para a solução de problemas em Arqueologia e Preservação do Patrimônio histórico em Pernambuco, a Casa do Patrimônio de Recife realiza no próximo dia 20 de maio uma palestra sobre técnicas analíticas aplicadas ao Patrimônio Cultural.

O evento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE) conduzido pela Doutora Helen J. Khoury pretende discutir os princípios de funcionamento das técnicas com a apresentação de resultados de sua aplicação para a determinação de concentração de elementos químicos em pinturas, bem como na caracterização de documentos e porcelanas antigas. 

A palestrante é Professora  titular do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, com doutorado em fisica nuclear pela  Pontificia Universidade Católica de São Paulo, desenvolve pesquisas, ensino e atividade de extensão na área de dosimetria e instrumentação nuclear. Coordena o Laboratório de Metrologia das Radiações ionizantes do DEN-UFPE, e o Museu de Ciências Nucleares, além de grupos de Pesquisa em Dosiemtria e Instrumentação Nuclear  e o Grupo de Arqueometria da UFPE. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e da Sociedade Brasileira de Dosimetria de Estado Sólido.

Serviço
Data:
20 de maio
Horário: 14h
Local: Casa do Patrimõnio – Sede do Iphan-PE
Endereço: Av. Oliveira Lima, 824, - Boa vista. Recife - PE 
Obs: O evento é gratuito, porém sujeito a lotação do espaço.  

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin