Belém (PA) recebe 12ª edição do Circular Campina Cidade Velha

O Circular Campina Cidade Velha é um projeto que se articula no Centro Histórico de Belém.

Em clima junino e de romance, o Centro Histórico de Belém (PA) sedia no próximo domingo, dia 12 de junho, a 12ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento celebrará o Dia dos Namorados e São João com muita música, cinema, artes visuais, artesanato, economia criativa, literatura, cortejo e gastronomia.

O Circular Campina Cidade Velha é uma iniciativa da sociedade civil, junto às comunidades dos bairros envolvidos, na construção de uma região voltada à cultura que estimule cultural e economicamente o turismo, que surge nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. Além de ser uma realização da Kamara Kó Fotografias, Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto também renovou sua parceria com o Banco da Amazônia, que patrocina a ação via Lei Rouanet.

Na ocasião, além dos espaços de arte espalhados ao longo dos bairros, o Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Museu de Arte de Belém, Museu do Círio e Casa das Onze Janelas, estarão todos abertos e funcionando para visitação no Circular, até 17h, com entrada gratuita. O Museu Corveta também participa, mas com horário até às 13h.

Programação
Para quem quiser um guia, o historiador e fotógrafo Michel Pinho realizará uma caminhada pelas ruas e espaços públicos da Cidade Velha. A história de Belém será contada através de uma paisagem que mistura a cultura italiana, portuguesa, americana, inglês e paraense, passando por obras, prédios, praças e fortes, que transformaram a cidade num verdadeiro museu a céu aberto.

Nesta edição também terá Bike Tour. O Pedal Corujão sai com os ciclistas interessados, às 09h, da frente do conhecido Peixotão, edifício que fica na Rua Carlos Gomes, entre a Frutuoso Guimarães e a Campos Sales, bem em frente à Vivyan Bike, e segue num tour emocionante pelo Centro Histórico.

Já o Cine MEP, do Sistema Integrado de Museus, e o cinema mais antigo do Brasil, o Cine Olympia, incluem o roteiro audiovisual do Circular. Além de sessões matinais e vespertinas, os casais poderão conferir no escurinho do cinema curtas e longas para todos os gostos.

Reunindo micro oficinas, a Associação FotoAtiva preparou uma programação bem extensa de Pintura livre em tecido, Pincel de luz, Furoshiki e Mini Pinhole, além de Roda de Jogos e Brincadeiras tradicionais, que fazem parte da herança cultural paraense, visitas guiadas e Tenda Câmera Obscura. Dentro do Casarão haverá mural de fotos e legendas sobre o processo de restauro pelo qual a edificação ainda passa. No calçadão do Fotoativa, um foto varal traz a Mostra de Olhos Vendados. E ainda tem discotecagem, música ao vivo, com Ana Clara Matos e Careca Braga e o Arraial Fotoativa, com brincadeiras juninas.

Ao som de toadas de boi, xotes, carimbós e quadrilhas, acontecerá o mais antigo dos cortejos do Arraial, o Arrastão do Pavulagem que é realizado desde 1987. O folguedo reverencia a quadra junina e a cultura popular brasileira, com um repertório que vai do tradicional ao moderno.

O Arrastão do Pavulagem começa às 9h, na escadinha da Estação das Docas, onde uma roda cantada aquece a multidão, sob o comando dos músicos Renato Rosas e Thomaz Silva. É a acolhida, um momento para difusão das tradições da cultura popular da Amazônia. Depois, o Boi Pavulagem e segue com a multidão, que sai da Praça Pedro Teixeira (Escadinha) e chega à Praça da República.

Para encerrar, o Grupo Mururé realizará uma apresentação de Carimbó, toadas de boi e músicas de São João. Saci e seus criativos bonecos regionais também estarão presentes.

Para ter acesso à programação completa com horários e locais, visite o site do projeto.

Serviço:
12ª Edição Circular Campina Cidade Velha
Data:
Dia 12 de junho, das 8h às 20h
Local: Centro Histórico de Belém

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin