Arquivo Diocesano, da cidade de Goiás, é recuperado com recursos do PAC Cidades Históricas

Imagem do projeto da requalificação da Diocese de Goiás e instalação do Arquivo Diocesano Dom Tomás BalduínoNa próxima quinta-feira, 30 de junho, a comunidade de Goiás recebe mais uma obra totalmente recuperada: a Diocese e a instalação Arquivo Diocesano Dom Tomás Balduíno. A cerimônia de entrega, marcada para as 18h30 no próprio imóvel, contará com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, acompanhada pelo diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, pela superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, e pela prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos.
 
Com recursos do Programa foram investidos R$ 1,33 milhão nas obras de restauração do arquivo. O projeto incluiu a reestruturação do espaço externo para abrigar as instalações de um novo centro de pesquisa para a comunidade e também contextualizou o imóvel em seu ambiente urbano, evidenciando sua contemporaneidade. Desse modo, foram efetivadas ações como o posicionamento de um novo bloco, afastado do muro limite e próximo do edifício central, e a criação de acessos diferenciados para o público externo e interno.
 
Entre os arquivos da Diocese constam documentos de valor histórico como batismos, casamentos e óbitos dos séculos XVIII, XIX e XX, disponíveis para consulta pública. Com as obras, também fará parte do Arquivo Diocesano a documentação relativa ao bispado de Dom Tomás Balduíno, incluindo arquivos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra. Este acervo encontra-se atualmente no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás. Já catalogado e higienizado nas condições ideais, o acervo será transferido às novas instalações da Diocese de Goiás e também será aberto à consulta pública. 
 
O imóvel da Diocese está inserido no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de Goiás, tombada pelo Iphan em 1978. Foi ainda em 1932, que a antiga Prelazia de Sant’Ana recebeu das autoridades eclesiásticas a elevação ao status de arquidiocese e sede metropolitana. Com a transferência da capital do Estado para Goiânia, a Arquidiocese foi extinta, passando então à Diocese de Santana de Goiás, pertencente à província eclesiástica de Goiânia. 
 
PAC Cidades Históricas 

O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 estados da federação. O investimento em obras de restauração é de R$ 1,6 bilhão, destinado a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos. Em Goiás já foram entregues duas obras: o Casarão da Escola de Artes Veiga Valle e a Ponte da Cambaúba. Atualmente mais três obras estão em andamento na cidade, a restauração do Mercado Municipal, o Cine Teatro São Joaquim e a sede da Prefeitura Municipal. 

Serviço:
Entrega das obras de requalificação da Diocese e instação do Arquivo Diocesano Dom Tomás Balduíno

Data: 30 de junho de 2016, às 18h30
Local: Diocese de Goiás - R. Joaquim Rodrigues, s/n, Cidade de Goiás – GO    

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Ananda Figueiredo – ananda.figueiredo@iphan.gov.br
Iris Santos – iris.santos@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5447/ 2024-5461 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin