Centro Nacional de Arqueologia anuncia os vencedores da 1ª Edição do Prêmio Luiz de Castro Faria

publicada em 05 de dezembro de 2013, às 11h40

 

O Centro Nacional de Arqueologia, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), divulga o resultado da 1ª Edição do Prêmio Luiz de Castro Faria, que visa o estímulo à produção acadêmica sobre o patrimônio arqueológico brasileiro.

São vencedores da 1ª Edição do Prêmio Luiz de Castro Faria:

Categoria II - Dissertação de Mestrado
1º Lugar
Irislane Pereira de Moraes, com o trabalho “Do tempo dos Pretos d´antes aos Povos do Aproaga: patrimônio arqueológico e territorialidade quilombola no vale do rio Capim (PA)” - Universidade Federal do Pará.

2º Lugar
Marcela Nogueira de Andrade, com o trabalho “Conservação Integrada do Patrimônio Arqueológico: uma alternativa para o Parque Estadual Monte Alegre – Pará – Brasil” - Universidade Federal do Piauí.

Categoria III - Tese de Doutorado
1º Lugar
Louise Prado Alfonso, com o trabalho “Arqueologia e Turismo: sustentabilidade e inclusão social” - Universidade de São Paulo.

2º Lugar
Carlos Alberto Santos Costa, com o trabalho “Representações Rupestres no Piemonte da Chapada Diamantina (Bahia, Brasil)” - Universidade de Coimbra.

O Prêmio Luiz de Castro Faria é concedido a trabalhos que se destacaram por sua originalidade e contribuição ao campo da arqueologia. Os vencedores foram avaliados por Comissão Julgadora composta por Vanessa de Castro Dutra (CNA/Iphan), Selmo José Queiróz Norte (DEPAM/Iphan), Vera Lúcia Calandrini Guapindaia (CAPES/Museu Paraense Emílio Goeldi) e Sibeli Aparecida Viana (Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia/PUC-GO).

O Edital previa três categorias de premiação: I - Monografia de Graduação, II - Dissertação de Mestrado e III - Tese de Doutorado. Como não houve vencedores na primeira categoria e, considerando, o mérito dos trabalhos classificados em segundo lugar nas categorias II e III, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado, a Comissão Julgadora decidiu, conforme retificação do Edital de Chamamento Público 01/2013, pela divisão proporcional do valor do prêmio da categoria I Monografia de Graduação, entre os segundos colocados.

Confira o convite [Aqui]

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin