Casa do Patrimônio em Maceió (AL) recebe mostra MetaLmorfose

Convite para a exposição MetaLmorfose de José Paulo, em Maceió (AL)Tendo como base o metal e buscando ressignificar a materialidade de recipientes de plástico, vidro, pneus, cascas, madeiras, pedras e sementes, MetaLmorfose de José Paulo contará com 50 esculturas selecionadas pelos curadores Alice Barros e Robertson Dorta, em exposição realizada pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas. A mostra será aberta no próximo dia 28 de julho, às 19h, na Casa do Patrimônio e é primeira individual do artista alagoano.

Nascido na Fazenda Bonito, em Chã Preta, município do estado de Alagoas, no dia 21 de dezembro de 1957, José Paulo teve seus primeiros contatos com a arte na infância. Fazia pincéis com gravetos e pelo de rabo de cavalo para pintar santos das casas da vizinhança e em troca recebia ovos, pintos, galinhas. Ainda criança mudou-se para Maceió (AL), onde se dedicou a marcenaria, profissão que abriu caminho para a serralharia. 

Em 2013, vislumbrou o potencial de construir seus bichos-brinquedos ao se deparar com uma galinha feita de metal. Lançou-se ao experimento, um desafio às suas habilidades de serralheiro, e foi assim que libertou todos os bichos do seu imaginário. Em seu ateliê, além de sonhos, armazena metais e outros materiais recolhidos. Enquanto trabalha, o artista percebe criaturas emergindo no meio das ferragens. 

Além das esculturas, a exposição contará com a apresentação de um vídeo produzido pelo fotógrafo Celso Brandão, em 2016, apresentando o ateliê do artista e parte do processo de construção das obras.

Serviço
Exposição MetaLmorfose de José Paulo
Data: Abertura 28 de julho, às 19h, e visitação de 29 de julho a 2 de setembro de 2016 - terça a domingo, inclusive feriados - das 9h às 17h
Local: Casa do Patrimônio Iphan-AL - Rua Sá e Albuquerque, nº 157, Jaraguá - Maceió (AL)
Informações: (82) 3221-6073

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin