Seminário comemora e debate os 55 anos da Lei da Arqueologia no país

As conquistas e desafios da arqueologia no Brasil foram tema do Seminário sobre a Trajetória da Lei 3.924/1961, realizado pelo Centro Nacional de Arqueologia (CNA/Iphan), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nesta terça-feira, 26 de julho, em Brasília. A data foi escolhida por marcar os 55 anos da sansão da Lei da Arqueologia e o Dia Nacional do Arqueólogo.

“Gostaria de parabenizar a todos os arqueólogos pelo seu dia e a toda equipe do CNA/Iphan, que tem feito um trabalho brilhante na arqueologia. Sabemos que dos desafios do setor e desejo boa sorte na implementação da Política Nacional e Preservação do Patrimônio Arqueológico”, disse a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, no encerramento do evento, junto à diretora do CNA/Iphan, Rosana Najjar, e diretor do Departamento de Patrimônio Material (Depam/Iphan), Andrey Schlee.

Dia Nacional do Arqueólogo é marcado por Seminário e abre ciclo de celebraçõesAs palestras abordaram o passado, o presente e o futuro da arqueologia no País. A arqueóloga Regina Coeli Pinheiro da Silva abordou as origens e trajetória da Lei 3.924/1961, com foco na gestão do Patrimônio Arqueológico Brasileiro. O Museu Nacional e a história da Arqueologia no Brasil foram tema da fala da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Cláudia Carvalho. O professor Ondemar Dias Junior, do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), tratou sobre a contribuição do Instituto e o papel das instituições de pesquisa particulares para a construção da Arqueologia Brasileira. Além disso, Solange Caldarelli, falou sobre a Arqueologia Preventiva como marco de uma nova arqueologia no Brasil; Flávio Calippo abordou a prática da arqueologia e o papel do arqueólogo; e a presidente do CNA encerrou a programação do Seminário falando sobre a Política Nacional e Preservação do Patrimônio Arqueológico.

A realização do evento marca a abertura de um ciclo de celebrações, que culminará em setembro de 2017, no Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), com a cerimônia de premiação da 5º Edição do Prêmio Luiz de Castro Faria, edição especial 80 Anos do Iphan. As inscrições para o PLCF são gratuitas e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico cna@iphan.gov.br até 8 de agosto de 2016.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Iris Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61)  2024-5531
(61) 999381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin