Praça São Francisco comemora seis anos como Patrimônio Mundial

Praça São Francisco em São Cristóvam (SE)A comunidade de São Cristóvão (SE) compartilha um privilégio para poucos. Os moradores se encontram, passeiam e frequentam uma Praça que, de tão distinta, é patrimônio da Humanidade. A Praça São Francisco é a melhor representação no Brasil do período da União Ibérica, no Século XVI, quando Portugal e Espanha estavam sob uma só coroa e, ainda hoje, preserva o contexto natural exuberante de sua paisagem construída singular.

Esta peculiaridade recebeu em 1º de agosto de 2010 a chancela de Patrimônio Mundial, título concedido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Para celebrar, a Comissão Gestora da Praça São Francisco realizará uma série de atividades culturais entre os dias 29 de julho a 26 de agosto.  

A programação tem início com a Mesa redonda Gestão do Patrimônio Cultural em Sergipe: Panorama, Desa­fios e Perspectivas, realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE). O evento que ocorre nesta sexta-feira, 29 de julho, no auditório do Museu de Arte Sacra, tem entrada livre. No dia 01 de agosto, a Casa do Iphan recebe o público para duas exposições que tratam sobre arqueologia e apresentam miniaturas de réplicas de embarcações. Também estará disponível à visitação a capela integrada à Casa.

Como parte das atividades, o Instituto promoverá ainda seis oficinas que, ao final, terão expostos trabalhos selecionados. Com necessário agendamento prévio, as oficinas que acontecem na Casa do Iphan nos dias 12, 19 e 26 de agosto serão sobre: Lambe-lambe; Papel Machê; Desenho; Pintura; Xilogravura e Cordel. A celebração será encerrada com um Sarau para a comunidade. Confira o programa completo.   

A Comissão Gestora da Praça São Francisco - Patrimônio Mundial é composta por representantes do Iphan, Prefeitura Municipal de São Cristóvão, Secretaria do Estado de Cultura, Moradores da Praça São Francisco ou entorno, Organização Não Governamental.

São Cristóvão (SE)

São Cristóvão é uma das mais antigas cidades do país e foi a primeira capital de Sergipe, fundada em janeiro de 1590, no contexto da Dinastia Filipina em Portugal. Os principais monumentos, na Cidade Alta, são cerca de 10 prédios em torno da praça que abriga também a Igreja e o Convento de São Francisco. A construção teve início em 1693 a partir das doações da comunidade aos franciscanos. Quando a cidade era a capital da Província, o convento abrigou a Assembleia Provincial e o salão da Ordem Terceira era ocupado pela Tesouraria Geral da Província. Já na República, São Cristóvão também aquartelou as tropas do batalhão que combateu os seguidores de Antônio Conselheiro, em Canudos, em 1897.

A cidade foi tombada pelo Iphan em 23 de janeiro de 1967. O Instituto adquiriu e restaurou um dos sobrados da praça onde, atualmente, mantém um escritório técnico e exposições culturais. O Museu de Arte Sacra também fica no complexo histórico e abriga um acervo considerado o terceiro mais importante do país. Existe ainda o Museu de Sergipe composto por peças que pertenceram às famílias nobres da região.

Para mais informações:
Escritório Técnico Iphan – São Cristóvão

Telefone: (79) 3261-1436
Email escritório.saocristovao@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin