PAC Cidades Históricas em São Luís (MA) é destaque na agenda do Iphan

Palácio das Lágrimas, em São Luís (MA)A capital maranhense de São Luís, reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO, tem 44 ações previstas no PAC Cidades Históricas – programa do Governo Federal, gerido e fiscalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para tratar sobre o andamento dos projetos, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, teve uma agenda cheia na cidade, nesta segunda-feira, 8 de agosto. 

Em reunião na Superintendência do Iphan no Maranhão, a presidente tratou sobre a definição do partido arquitetônico para a restauração do Forte São Luís, uma das obras mais importantes 44 do PAC Cidades Históricas. Desde sua construção, o Forte sofreu diversas modificações em mais de 400 anos de história. Após pesquisas foram definidas as referências para restaurar o local, deixando-o mais próximo do seu projeto original. 

Kátia Bogéa se reuniu ainda com o presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Silva Sombra, para falar sobre o andamento das obras de restauração do sobrado da instituição, que tem tombamento isolado e é contemplado pelo PAC Cidades Históricas, e com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que foi contemplada pelo PAC para a restauração do Palácio das Lágrimas, do Palácio Cristo Rei, do Fórum Universitário e do Teatro Tablado. 

Presidente do Iphan. Kátia Bogéa, recebe homenagem na Câmara dos Vereadores de São Luís (MA)A Câmara dos Vereadores de São Luís convidou Kátia Bogéa para uma cerimônia em homenagem a presidente, por estar hoje a frente do Iphan após atuar por mais de 30 anos na Superintendência do Instituto no Maranhão, e para saber o status do andamento dos projetos do PAC Cidades Históricas na cidade, entre eles o da Fábrica São Luís, que será a nova sede do órgão. 

O dia foi encerrado em reunião com o subprefeito de São Luís, Fábio Henrique Carvalho, e a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, a presidente do Iphan discutiu as demandas do PAC Cidades Históricas, que dependem diretamente do apoio da Prefeitura. 

 

PAC Cidades Históricas
Implantando em 44 cidades de 20 estados da Federação, o PAC Cidades Históricas conta com o investimento de R$ 1,6 bilhão para 425 obras de restauração e requalificação de edifícios e espaços públicos. Em São Luís (MA), são 44 ações previstas, que contemplam igrejas, fortaleza, estação ferroviária, monumentos e imóveis .

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5531 / 2024-5512 /  2024-5513 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin