Pernambuco tem programação especial para Semana do Patrimônio

IX Semana do Patrimônio Cultural de PernambucoValorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais são o foco das atividades programadas para celebrar a IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (PE). Nove cidades pernambucanas - Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Paudalho, Cabo de Santo Agostinho, Tamandaré e Buíque - serão palco da comemoração que inicia no dia 15 e vai até o dia 29 de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

A intensa programação inclui oficinas, rodas de diálogos, exposições e contará ainda com a presença da coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sônia Rampin, que ministrará no Seminário Participação Social e Educação Patrimonial.


Dia Nacional do Patrimônio Histórico

No dia 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em função do nascimento do advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937.  

Pode-se dizer que o legado de Rodrigo Melo Franco de Andrade se confunde com a trajetória da preservação do patrimônio cultural no país, a ponto de simbolizá-la. Ao término de sua gestão, a instituição estava consolidada, reconhecida no país e internacionalmente pelo êxito de suas ações e realizações voltadas para a preservação do patrimônio cultural.

A data é dedicada à valorização do patrimônio cultural expresso nos bens arqueológicos, arquitetônicos, paisagísticos, nas formas de expressão, modos de fazer, manifestações artísticas, e tantos outros elementos constituintes de nossas identidades.

Serviço:

IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
Data: De 15 a 29 de agosto
Informações:
(81)3184 3062 
www.cultural.pe.gov/patrimonio
semanadopatrimonio@gmail.com

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin