A importância da preservação de fotografias e memórias coletivas é destaque em debates

seminário Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico

A próxima quarta-feira, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e, no âmbito das comemorações dos 80 anos do Iphan, acontecerá o seminário Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico, no auditório Manoel Vereza, Prédio do CCJE, na Universidade Federal do Espírito Santos (UFES). O evento é gratuito e oferece debates e palestras sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas por órgãos públicos e privados para a preservação de acervos histórico-fotográficos do Espírito Santo.

Promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-ES) e pela empresa Empório Capixaba, o seminário tem como finalidade sensibilizar o público para a importância da preservação de coleções fotográficas e das memórias coletivas. O debate sobre as iniciativas público-privadas e a preservação da memória local, mediado pela gestora cultural Diovani Favoreto, vai abrir a programação, às 14h. Em seguida, acontecerão as palestras Acervo iconográfico do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória, ministrada pela bibliotecária Giovanna Valfré; Acervo Coleção Francisco Seibel e Eutychio D’Oliver, memória da fotografia e seus produtores, ministrada pelo conservador e restaurador fotográfico Paulo de Barros e Identificação e descrição do patrimônio fotográfico, ministrada pelo professor do curso de Arquivologia da UFES, André Malverdes.

Às 18h tem início o debate com órgãos públicos detentores da memória coletiva, mediada por Margarete Farias de Moraes, professora do curso de Arquivologia da UFES. Nesse ciclo, a superintendente do Iphan-ES, Elisa Taveira, abrirá os trabalhos falando sobre O Iphan como produtor e perpetuador da memória histórica e arquitetônica. O diretor geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Francischetto, falará sobre a importância do órgão estadual para a guarda da memória capixaba. A Coordenadora Geral de Pesquisa e Documentação do Iphan, Lia Motta, virá do Rio de Janeiro especialmente para ministrar a palestra Rede de Arquivos – Repositório Online do Acervo Documental do Iphan.
 
O evento conta com a parceria da Associação dos Arquivistas do Espírito Santo e do Departamento de Arquivologia da UFES. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário ou pelo e-mail emporiocapixaba@gmail.com 
 
Exposição fotográfica
Os participantes do seminário poderão conferir ainda a exposição Uma canoa chamada lembrança, de Andre Malverdes, na Biblioteca Central da UFES. A mostra, realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), é uma homenagem aos cidadãos de Itapina, distrito de Colatina, e a sua relação com o Rio Doce, contada através das fotografias guardadas por seus moradores.
 


Serviço
Seminário Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico
Data:
17 de agosto, de 14 às 20h
Local: Auditório Manoel Vereza, CCJE, UFES (Goiabeiras, Vitória/ES)
Inscrições gratuitas pelo e-mail emporiocapixaba@gmail.com

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin