Praça Cívica será entregue à população de Goiânia (GO) após obra de requalificação

Praça Cívica de Goiânia (GO)Calçamento novo, recuperação paisagística e fontes luminosas são algumas das melhorias alcançadas pelo PAC Cidades Históricas para a Praça Cívica em Goiânia (GO). Coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o programa do Governo Federal investiu R$ 12,5 milhões na obra executada pela Prefeitura da capital goiana, que buscou reconquistar elementos idealizados pelo urbanista Atílio Corrêa Lima, seu projetista. A entrega da Praça requalificada para a comunidade acontecerá no dia 31 de agosto, às 19h, e contará com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, acompanhada pelo diretor do PAC Cidades Históricas/Iphan, Robson de Almeida, a superintendente do Instituto em Goiás, Salma Saddi, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.

Considerada marco inicial da construção da capital goiana, a Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira foi construída em 1933, mas com o passar dos anos, o local foi transformado num grande estacionamento e perdeu suas características de grande boulevard e centro de convivência. 

As obras de requalificação resgataram sua arquitetura original, com características no estilo art decó e repararam o Monumento às Três Raças, o Pórtico e o Obelisco. Além disso, foram trocados o piso asfáltico por pedra portuguesa, substituídos dois quiosques por novos metálicos e com sanitários acessíveis e criados espaços de convivência para a população, uma ciclofaixa e uma rota acessível em toda a área.

Patrimônio Cultural Brasileiro
Tombado pelo Iphan em 2003, o conjunto urbano de Goiânia inclui 22 edifícios e monumentos públicos, concentrados em sua maioria no centro da cidade, e o núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana. O acervo arquitetônico de Goiânia é considerado um dos mais significativos do Brasil.

Goiânia foi planejada e construída para ser a capital de Goiás, por iniciativa do político goiano Pedro Ludovico Teixeira, em consonância com a Marcha para o Oeste – estratégia desenvolvida no final dos anos 1930, pelo governo de Getúlio Vargas, para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste. O estilo art déco inspirou os primeiros prédios da cidade projetada pelo urbanista Attílio Corrêa Lima. 

Corrêa Lima criou o projeto da cidade e Armando de Godoy, o do Plano Diretor, inspirado na teoria das cidades-jardim, do urbanista inglês Ebenezer Howard. Inicialmente, foram abertas três avenidas principais (Goiás, Araguaia e Tocantins) que confluem para o Centro, onde foi erguido o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, localizado na Praça Cívica.

PAC Cidades Históricas
Implantado em 44 cidades de 20 estados brasileiros, o PAC Cidades Históricas prevê um investimento de R$ 1,6 bilhão para 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos. O programa é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade para preservar o Patrimônio Cultural Brasileiro, valorizando a cultura e promovendo o desenvolvi mento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos. Em Goiânia está prevista ainda a restauração da Estação Ferroviária. 

Serviço
Entrega da requalificação da Praça Cívica de Goiânia pelo PAC Cidades Históricas
Data
: 31 de agosto, às 19h
Local: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – Setor Central – Goiânia (GO)

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Ananda Figueiredo – ananda.figueiredo@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 / 2024-5518 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr www.instagram.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin