Patrimônio Cultural Brasileiro em Pomerode (SC): tombamento e cooperação

Cidade de Pomerode (SC)Em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e, especialmente na cidade de Pomerode, estão alguns dos lugares mais especiais do Brasil. Assim como Ouro Preto, São Luís, Salvador e tantas outras cidades históricas brasileiras internacionalmente reconhecidas, o Vale do Testo Alto é um dos lugares onde a riqueza e a diversidade do Patrimônio Cultural Brasileiro encontram sua maior expressão. 

Desde a década de 1980, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) atua nesta região, tendo como uma das atividades principais a realização de estudos sobre o patrimônio – material e imaterial – da imigração no Sul do Brasil.

Milhares de quilômetros foram percorridos de norte a sul do Estado, em todos os municípios e localidades que surgiram a partir das colônias de imigrantes que aqui aportaram em meados do século XIX. Centenas de propriedades rurais foram identificadas e catalogadas e, ao final das pesquisas, concluiu-se que estão em Pomerode alguns dos mais importantes e expressivos exemplares da arquitetura teuto-brasileira, onde as tradições – das festas, da língua, da culinária – sobrevivem e são passadas de geração a geração, onde o contexto cultural está imerso em uma paisagem singular e exuberante.

Patrimônio catarinense e nacional
Juntamente aos estudos, foram realizados diversos investimentos na restauração de imóveis históricos, sempre com o apoio da Prefeitura Municipal, que ajudaram a manter a originalidade e a peculiaridade do patrimônio da imigração em Pomerode. Em 2007, como resultado de duas décadas de pesquisa e ação do Iphan na região, o município passou a integrar o seleto rol de bens protegidos e reconhecidos como patrimônio cultural do Brasil.

No mesmo ano foi oficialmente lançado o Projeto Roteiros Nacionais de Imigração, a partir de Termo de Cooperação Técnica assinado entre os Ministérios da Cultural, do Turismo e do Desenvolvimento Agrário, o Governo Estadual, o Sebrae-SC e 16 municípios catarinenses. O Termo teve como objetivo central promover o desenvolvimento local a partir da preservação e da valorização do patrimônio cultural. 

Gestão compartilhada
Em 2013, frente à necessidade de estabelecer parâmetros mínimos de gestão das áreas tombadas, especialmente quanto à análise e aprovação de obras e novas intervenções, foi lançada e Portaria nº 70/2013, que regulamenta a atuação do Iphan nas áreas tombadas de Testo Alto. O instrumento visa esclarecer antecipadamente ao cidadão quais são os parâmetros mínimos utilizados pelo Iphan para análise e aprovação de projetos. O dever de análise prévia pelo Iphan de qualquer nova intervenção em bens e áreas tombadas é dado pelos artigos 17 e 18 do Decreto Lei nº 25/1937.

É importante frisar, contudo, que o tombamento, a assinatura do Termo de Compromisso em 2007 e o lançamento da Portaria n º 70/2013, são atos distintos, embora tratem do mesmo tema: a preservação e a valorização do patrimônio cultural nacional da imigração no Sul do Brasil, em Pomerode e em Testo Alto.

A expectativa é que nos próximos anos a gestão municipal, os órgãos representativos de classe, a sociedade civil organizada e todos os cidadãos interessados se envolvam na preservação do bem cultural, garantindo sua qualidade para as gerações atuais e futuras.O tombamento, assim como o patrimônio cultural de uma sociedade, não tem prazo de validade. Por isso, a parceria deve ser permanente, pensada como um planejamento estratégico para o futuro. 

O tombamento como instrumento de proteção 
O patrimônio cultural pode ser protegido por legislação em três esferas: nacional, estadual e municipal. O Iphan é o órgão federal responsável por fiscalizar a manutenção das características daquele bem que detém interesse público. O objetivo do tombamento é preservar a paisagem e a ambiência da região, algo que poderia se perder caso as demandas por construções, ampliações, reformas e parcelamento do solo fossem executadas sem qualquer critério. 

Antes da proteção federal, ocorrem notificações, audiências públicas e encontros comunitários abertos para falar sobre o processo e elaboração das normativas, a exemplo do que aconteceu na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, um no Salão Barg no Rio da Luz- Jaraguá do Sul e outro no Salão Belz, em Testo Alto - Pomerode.

Os tombamentos de bens relacionados ao patrimônio da imigração em Santa Catarina incluem casas, igrejas, escolas, sítios e lojas, além dos núcleos rurais de Rio da Luz e Testo Alto. O reconhecimento é fruto de um trabalho de mais de vinte anos desenvolvido pela Superintendência do Iphan em Santa Catarina, em conjunto com a Fundação Catarinense de Cultura e com os diversos municípios que integram o projeto. A parceria entre Iphan, Estado e municípios foi oficialmente criada em 2007, quandofoi assinadoo Termo de Cooperação do projeto Roteiros Nacionais de Imigração.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Ananda Figueiredo – ananda.figueiredo@iphan.gov.br
Carmen Lutosa – carmen.costa@iphan.gov.br
Iris Santos – iris.santos@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512 / 2024-5513 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr

Pomerode (SC)

  • SC_Pomerode_casa
    Casa em Pomerode (SC)
  • SC_Pomerode_cidade
    Município de Pomerode (SC)
  • SC_Pomerode_casa
    Casa em Pomerode (SC)
  • Casa Wacholz
    Casa Wacholz em Pomerode Santa Catarina
  • SC_Pomerode_casa
    Casa em Pomerode (SC)
  • SC_Pomerode_cemiterio
    Cemitério de Pomerode (SC)
  • SC_Pomerode_cidade
    Cidade de Pomerode (SC)
  • SC_Pomerode_casa
    Casa em Pomerode (SC)
  • SC_Pomerode_casa
    Casa em Pomerode (SC)
  • Casa Arndt (Casa da Crista)
    Casa Arndt (Casa da Crista)
  • Casa Hardt
    Casa Hardt
  • Casa Lümke (Casa de Taipa)
    Casa Lümke
  • Casa Raduenz
    Casa Raduenz
  • Casa Siewert, em Testo Alto
    Casa Siewert, em Testo Alto
  • Casa Voigt
    Casa Voigt
  • Casa Wacholz
    Casa Wacholz
  • Casa Wunderwald
    Casa Wunderwald
  • Comércio Haut
    Comércio Haut
  • Comércio Weege
    Comércio Weege
  • Sítio Tribess
    Sítio Tribess
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin