Florianópolis (SC) recebe lançamento do livro Preservação do Patrimônio Edificado

Convite para o lançamento do livro O uso cotidiano da obra arquitetônica e a experiência brasileira por meio de uma revisão da história da ação federal de preservação do patrimônio construído, são os temas principais da obra Preservação do Patrimônio Edificado: A Questão do Uso, publicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A publicação é parte da agenda de comemorações pelos 80 anos de atividade do Instituto – criado em 13 de janeiro de 1937 –, o livro será lançado em Florianópolis (SC) no próximo dia 28 de outubro, no Museu da Escola Catarinense.

Parte da Coleção Arquitetura do Iphan, o livro Preservação do Patrimônio Edificado: A Questão do Uso chama atenção para um aspecto central da política de preservação do patrimônio cultural nos dias de hoje: a intensificação e atualização do uso e da apropriação de monumentos e sítios urbanos protegidos. Em oito capítulos, o arquiteto Cyro Corrêa Lyra trata desde a reutilização do patrimônio edificado até a revitalização na obra de arquitetura, passando por uma exploração da experiência brasileira. 

Na primeira parte do livro, o autor examina a importância dada ao assunto na história da preservação, destacando a experiência francesa, que influenciou a organização da proteção do patrimônio no Brasil, passando ainda pela utilização do patrimônio edificado nas resoluções internacionais. Em seguida, ele aborda a experiência brasileira por meio de uma revisão da história da ação federal de preservação do patrimônio construído, abrangendo a formação teórica e prática do arquiteto de patrimônio. 

Cyro Lyra traz ainda uma síntese da ação e do pensamento sobre o patrimônio e encerra a segunda parte do livro apresentando dois exemplos de requalificação urbana da orla marítima: o projeto do parque do Flamengo e o projeto Porto Maravilha, ambos na cidade do Rio de Janeiro. 

Promovido pela Superintendência do Iphan em Santa Catarina, o evento contará com palestra e conversa com o autor, além de sessão de autógrafos. A publicação estará disponível para venda a R$ 50, com pagamento em dinheiro ou cheque.

Lançamento do livro Preservação do Patrimônio Edificado: A Questão do Uso
Data:
28 de outubro, a partir das 17h
Local: Museu da Escola Catarinense – Rua Saldanha Marinho, 196, Centro – Florianópolis (SC)
Informações: (48) 3223-0883

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br 
Fernanda Pereira - fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Adélia Sores – adelia.soares@iphan.gov.br  
Carmen Lustosa - carmen.costa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5511 / 2024-5504 / 2024-5531 / 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin