Livro sobre Terecô de Codó é lançado em Belém

Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta“Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta” é possivelmente a primeira obra sobre essa tradição religiosa de matriz africana.  O autor, Cícero Centriny, é filho da yalorixá Maria do Caboclo Sete Flexas e foi iniciado aos 12 anos no Terecô. Diante da relevância da publicação para a divulgação da cultura brasileira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Pará (Iphan/PA) sediará o lançamento do livro, que acontece no dia 17 de outubro, às 17h. O evento é resultado de uma parceria entre o Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM),  o Grupo de Pesquisa Roda de Axé, ambos da Universidade do Pará, e o Instituto Nangetu de Tradição Afro-religiosa e Desenvolvimento Social.

De acordo com a antropóloga Mundicarmo Ferretti, por meio dessa obra “um autor popular expressa diretamente a sua visão de mundo e seus valores, quase sem intermediação de acadêmicos e de pessoas de outras categorias ou camadas sociais. Sua publicação expressa a valorização da cultura popular, respeito pela diversidade cultural e um passo dado na superação da discriminação social”. A publicação também contribui para a discussão sobre a questão do bem e do mal no terecô e sobre as matrizes africanas no terecô tradicional, procurando fundamentos no vocabulário dos antigos terecozeiros e apontando elementos que parecem aproxima-lo mais do bantu e do jeje do que do culto aos orixás nigerianos.

 

 

 

Curso de capacitação para Mestres, Contra-Mestres, Treineis, Professores e alunos de Capoeira nos conteúdos da lei nº 10639/03Capoeira
Outro evento a ser realizado na Superintendência do Iphan no Pará, o seminário de abertura do “Curso de capacitação para Mestres, Contra-Mestres, Treineis, Professores e alunos de Capoeira nos conteúdos da lei nº 10639/03” acontece no dia 15 de outubro, no auditório anexo ao Iphan/PA, a partir das 8h.

O curso é parte do “Projeto de Extensão Axé e Tambor: a UFPA promovendo a igualdade racial (2016)”, que tem a finalidade de desenvolver projetos, ações e intervenções que promovam a igualdade racial, estabelecendo intercâmbio com a população negra e suas instituições como terreiros, associações de capoeira, quilombo e Movimento Negro. A proposta do curso é voltada para a capacitação de mestres, contramestres, treinéis e professores de capoeira que atuam em escolas e associações culturais.

Serviço
Seminário de abertura do Curso de capacitação para Mestres, Contra-Mestres, Treineis, Professores e alunos de Capoeira nos conteúdos da lei nº 10639/03
Local: Anexo do Iphan/PA. Av. Governador José Malcher, 474 (esquina com a Tv Benjamin Constant). Bairro Nazaré Belém-PA
Horário: 15 de outubro, 8h

Lançamento do livro “Terecô de Codó: uma religião a ser descoberta”, de Cícero Centriny
Local: Anexo do Iphan/PA. Av. Governador José Malcher, 474 (esquina com a Tv Benjamin Constant). Bairro Nazaré Belém-PA
Horário: 17 de outubro, 17h

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin