Restauração permite descobertas na Igreja do Corpo Santo, em Salvador (BA)

Obra de restauro da Capela do Corpo Santo, em Salvador (BA)Uma obra pode, muitas vezes, propiciar descobertas. Durante a restauração da Igreja do Corpo Santo, no entorno do Mercado Modelo de Salvador (BA), tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) há 78 anos, foram encontrados verdadeiros tesouros, antes escondidos por camadas de tinta e azulejos. Entre os achados estão uma pintura escaiole ocre que está sendo reintegrada, molduras do forro da Nave em folhas de ouro e tirantes metálicos de amarração estrutural da nave da igreja.

O restauro da Igreja do Corpo Santo, também conhecida como Capela de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo, começou em junho deste ano e está prevista para ser concluída em setembro de 2017. Dentre os serviços já executados e em andamento estão a retirada de camadas de tinta nas esquadrias, nos forros, peças do arco cruzeiro, nos retábulos colaterais e na escada do púlpito; recuperação das instalação hidráulicas, telhado, barrotes e assoalhos; limpeza, imunização, nivelamento, reintegração cromática entre outros.

Realizada pela Superintendência do Iphan na Bahia, a obra custará R$ 3,5 milhões e é resultado de uma ação compensatória exigida pelo Iphan-BA à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), por obras realizadas no Porto de Salvador.

A Igreja
Fundada em 1711 pelo marujo espanhol Pedro Gonçalves, em agradecimento por ter sobrevivido a uma tempestade na Baía de Todos os Santos, a igreja, além da sua arquitetura, possui elementos que valorizam o seu referencial histórico, como o forro da nave guarnecido por pintura com ornatos em talha e um acervo que inclui uma imagem do Senhor da Redenção, atribuído a Francisco das Chagas, conhecido como “o Cabra”, um dos mais importantes escultores do barroco brasileiro.

Apesar do seu valor histórico, a Igreja passou por um processo de degradação que comprometeu sua estrutura e oferecia risco de desabamento, o que, consequentemente, resultaria na perda do seu forro e de todo o seu acervo sacro.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Carmen Costa – carmen.costa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5504- 2024-5512 - 2024-5511
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr | www.instagram.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin