São Gabriel da Cachoeira (AM) terá ações para salvaguarda dos saberes agrícolas do Rio Negro

Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro

De 18 a 21 de novembro, a cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM) receberá o Segundo Seminário do Comité Gestor e a Reunião do Conselho da Roça para a salvaguarda do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro – um conjunto de saberes indígenas ligados ao cultivo da terra e à alimentação, patrimônio imaterial brasileiro desde 2010.

Sistema Agrícola do Rio Negro - AM

Os eventos, promovidos pela superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas, contarão com grupos de detentores de Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos e São Gabriela da Cachoeira, além de representantes institucionais parceiros da salvaguarda, darão continuidade à mobilização dos atores sociais para amadurecimento e fortalecimento das parcerias com vistas à efetividade das ações de apoio e promoção do bem cultural.

Na ocasião, serão debatidos, junto aos atores sociais ligados ao Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, questões e entraves ao desenvolvimento sustentável dos saberes agrícolas rionegrinos e das comunidades indígenas que os mantem.     

Além de promover a gestão participativa desse patrimônio, as reuniões serão oportunidades de difundir os resultados do vídeo-documentário sobre o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, realizado pela superintendência do instituto no estado entre 2015 e 2016, por meio de oficinas de audiovisual com jovens indígenas da Região do Rio Negro. 

Essas ações estão sendo efetivadas em conjunto com o movimento indígena do Rio Negro, tais como a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOINR), sediada em São Gabriel da Cachoeira; Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro (ACIMRN), sediada em Santa Isabel do Rio Negro, e Associação Indígena de Barcelos (ASIBA), sediada em Barcelos.

XV Assembleia Geral Eletiva da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

Além do Segundo Seminário do Comité Gestor e da Reunião do Conselho da Roça para a salvaguarda do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, também ocorrerá a XV Assembleia Geral Eletiva da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro de 21 a 25 de novembro, na cidade de São Gabriel da Cachoeira. A reunião, que discutirá sobre desafios e perspectivas do movimento indígena do Rio Negro, contará com a presença da superintendente do Iphan no Amazonas, Karla Bitar, além de duas técnicas do instituto. 

Serviço

Reunião do Conselho da Roça para a da salvaguarda do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro -  21/11
Segundo Seminário do Comité Gestor da salvaguarda do SAT-RN - 18 e 19/11
XV Assembleia Geral Eletiva da FOIRN, com do Iphan - 21 a 25/11

Local: Sede da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Av. Álvaro Maia, 79, Centro, São Gabriel da Cachoeira (AM)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin